Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Reinaldo Azevedo

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura
Continua após publicidade

Novo ministro é “sarneyzista” por gostosura, não por precisão

O toma-lá-dá-cá que define a política brasileira vai assumindo ares de comédia trágica. Saiu do ministério do turismo um deputado do PMDB do Maranhão, amigo de Sarney, e entrou em seu lugar, um amigo de Sarney, deputado do PMDB do Maranhão. Eles têm mais coisas em comum: não entendem borra nenhuma da área para a […]

Por Reinaldo Azevedo Atualizado em 31 jul 2020, 10h46 - Publicado em 15 set 2011, 16h11

O toma-lá-dá-cá que define a política brasileira vai assumindo ares de comédia trágica. Saiu do ministério do turismo um deputado do PMDB do Maranhão, amigo de Sarney, e entrou em seu lugar, um amigo de Sarney, deputado do PMDB do Maranhão. Eles têm mais coisas em comum: não entendem borra nenhuma da área para a qual foram nomeados. É o que a presidente Dilma Rousseff definiu, em entrevista a Patrícia Poeta, como “base política composta por homens de bem” — é aquele  bate-papo já tornado célebre sobre mostrar o “da cá” para explicar o “toma lá” e pela incursão da presidente na cultura pop, ao informar que “emo choca ovo”.

O novo ministro, Gastão Vieira (que o nome se revele uma contradição, não um destino), explicou sua qualificação para o cargo em entrevista à Rádio Estadão ESPN, de São Paulo: “Vou me valer da experiência acumulada pelos técnicos do ministério. Creio que aí não há nenhum mistério”. É um outro modo de dizer: “Não tenho a menor idéia do que estou fazendo aqui”. Mas é valente: “Tenho todo um caminho na administração pública. Eu, absolutamente, não me considero um ministro genérico”.

Claro que não! Ele é ministro “de origem controlada”! Da “marca Sarney”. Sobre o Nosferatu da política brasileira, afirmou: “Eu sou ligado ao grupo de Sarney há mais de 20 anos. Nunca fui pelo presidente Sarney obrigado a fazer ou deixar de fazer absolutamente nada”.

Ou seja: Gastão é “sarneyzista” por gostosura, não por precisão…

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.