Último mês: Veja por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Reinaldo Azevedo

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura
Continua após publicidade

Nova CPI da Petrobras começa na próxima quinta

Por Marcela Mattos, na VEJA.com: O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), decidiu instalar a nova CPI da Petrobras na próxima quinta-feira, 26. Com isso, os partidos têm até essa data para indicar os 27 integrantes da comissão – PT e PMDB, que detêm as maiores bancadas da Casa, ainda não indicaram seus […]

Por Reinaldo Azevedo Atualizado em 31 jul 2020, 02h05 - Publicado em 19 fev 2015, 20h19

Por Marcela Mattos, na VEJA.com:
O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), decidiu instalar a nova CPI da Petrobras na próxima quinta-feira, 26. Com isso, os partidos têm até essa data para indicar os 27 integrantes da comissão – PT e PMDB, que detêm as maiores bancadas da Casa, ainda não indicaram seus representantes.

O colegiado terá como foco de investigação o propinoduto descoberto na Petrobras pela Operação Lava Jato da Polícia Federal. A CPI analisará contratos firmados desde 2005, quando já atuava na Petrobras o ex-diretor de Abastecimento Paulo Roberto Costa. O PT, nos bastidores, trabalha para controlar postos-chave na comissão. Por estar à frente do maior bloco da Casa, o PMDB tem direito de indicar o presidente da comissão de inquérito. A cadeira já foi oferecida ao deputado Lúcio Vieira Lima (PMDB-BA), que participou da CPI no ano passado, mas o cargo foi recusado. Caberá ao líder do PMDB, deputado Leonardo Picciani (RJ), indicar outro nome.

Nos bastidores, o líder do PT, deputado Sibá Machado (AC), tenta assegurar a relatoria da comissão. O cargo é indicado pelo presidente do colegiado, mas, internamente, Eduardo Cunha tem participado das negociações e defendido que a cadeira seja ocupada por um petista. A iniciativa de Cunha, que em suas duas primeiras semanas à frente do comando da Casa impôs uma série de derrotas ao governo, é um aceno ao Planalto depois de ter concedido a presidência da comissão que discutirá a reforma política para a oposição.

Partidos como DEM, PSDB, PSB, PTB e Solidariedade já formalizaram seus representantes.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.