Último mês: Veja por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Reinaldo Azevedo

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura
Continua após publicidade

Não somos todos iguais

Na Folha de domingo, um texto de Kennedy Alencar poderia ser um furo — houvesse algum indício ou evidência além de verbos no futuro do pretérito. Sem eles e sem algumas necessárias ressalvas, acabou, quero crer, por alimentar a farsa petista de que “somos mesmo todos iguais”. E a verdade é que não somos. Explico-me. […]

Por Reinaldo Azevedo Atualizado em 31 jul 2020, 22h58 - Publicado em 27 nov 2006, 20h26
Na Folha de domingo, um texto de Kennedy Alencar poderia ser um furo — houvesse algum indício ou evidência além de verbos no futuro do pretérito. Sem eles e sem algumas necessárias ressalvas, acabou, quero crer, por alimentar a farsa petista de que “somos mesmo todos iguais”. E a verdade é que não somos. Explico-me.

Escreve Alencar: “Em agosto, o deputado federal Carlos Abicalil (PT-MT) procurou Ricardo Berzoini no comitê em Brasília e disse ter tido ciência de que o governador Blairo Maggi (PPS-MT) havia pago [Luiz Antônio] Vedoim para que este falasse à revista ‘Veja’ naquele mês. Na entrevista, o empresário acusou o então candidato tucano ao governo, o senador Antero Paes de Barros, de envolvimento com a fraude das ambulâncias superfaturadas.”

Há, aí, um paralelo falso. Fica parecendo que Veja esteve para o senador Antero como a IstoÉ para o então candidato ao governo de São Paulo, José Serra. Fica parecendo que, nos dois casos, o norte ético aplicado ao jornalismo foi o mesmo. Errado. O título da matéria da Folha busca se precaver um pouco: “PT tentou copiar suposto acerto de Maggi com Vedoim”. De fato, Vedoim falou à Veja na edição do dia 23 de agosto e acusou Antero de envolvimento com o esquema dos sanguessugas, o que o senador nega.

Não fica claro, na reportagem da Folha, quem é a fonte da notícia. Mas dá para fazer inferências: se o suposto encontro se deu entre Abicalil e Berzoini, pode-se deduzir que um dos dois falou. Dado que Berzoini nega qualquer envolvimento com a parte ilegal da operação, sobrou, é lógico, Abicalil, aquele mesmo que Veja chama de “o engolidor de provas”.

Vamos devagar com o andor. Veja entrevistou Vedoim em agosto porque era de interesse jornalístico. Ou não era? Não houve qualquer forma de acordo. Não com a revista. Petistas como Marco Aurélio Garcia costumam acusar a publicação de antipetismo — o que é besteira —, não de se meter em conspiratas contra tucanos… Ditas as coisas como foram, fica parecendo que a entrevista de Vedoim à Veja foi a versão prévia do que se veria depois na IstoÉ.

Não! Não somos todos iguais coisa nenhuma! A entrevista de Vedoim à IstoÉ foi um acerto de petistas. Tramada por Hamilton Lacerda e acompanhada e lida previamente por Oswaldo Bargas, um dos homens da chamada “inteligência” petista, era peça de uma conspiração que envolveu R$ 1,750 milhão, cuja origem, até agora, não se conhece. Veja não se meteu com nenhuma sujeira de Vedoim. Tampouco foi inocentemente administrada por ele. É preciso ver se o “engolidor de provas” não decidiu administrar parte da imprensa.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.