As condenações por lavagem de dinheiro referem-se à operação em que empréstimo tomado pelo Banco Schahin foi destinado ao Partido dos Trabalhadores
Por Reinaldo Azevedo
Atualizado em 2 mar 2017, 15h40 - Publicado em 2 mar 2017, 15h08
O juiz Sergio Moro condenou o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares e os empresários Ronan Maria Pinto (dono do Diário do Grande ABC) e Enivaldo Quadrado a cinco anos de prisão por lavagem de dinheiro. Delúbio e Quadrado já foram anteriormente condenados no Mensalão.
Os três foram presos na 27a fase da Operação Lava Jato, a Carbono 14. Eles são acusados de lavar 6 milhões de reais de um empréstimo fraudulento feito pelo pecuarista José Carlos Bumlai junto ao Banco Schahin, em favor do PT. Além do trio, o empresário Luiz Carlos Casante também foi condenado no caso a 4 anos e 6 meses de reclusão eNatalino Bertin, a 4 anos por emprestar contas bancárias para operações de lavagem. O juiz Sergio Moro fixou ainda uma multa ao grupo no valor de 61 milhões 846 mil reais. A quantia deverá ser revertida à Petrobras.
Os investigadores do caso suspeitam que o motivo da extorsão tenha sido a compra do silêncio sobre o caso Celso Daniel, prefeito petista de Santo André (SP) assassinado em 2002.
O publicitário Marcos Valério, também condenado no escândalo do mensalão, Oswaldo Rodrigues Vieira Filho, Sandro Tordin e Breno Altman foram absolvidos por falta de provas.
*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.
PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis CLIQUE AQUI.