Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Imagem Blog

Reinaldo Azevedo

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura
Continua após publicidade

Mitt Romney vence primária da Flórida e respira aliviado

Na VEJA Online: Mitt Romney venceu a primária republicana no estado da Flórida e voltou à condição de favorito absoluto para ser o adversário de Barack Obama nas eleições presidenciais de novembro. Após ser atacado nos debates pelos rivais e ver ameaçada a sua liderança nas pesquisas, o ex-governador de Massachusetts conseguiu se impôr com […]

Por Reinaldo Azevedo Atualizado em 31 jul 2020, 09h38 - Publicado em 1 fev 2012, 06h31

Na VEJA Online:
Mitt Romney venceu a primária republicana no estado da Flórida e voltou à condição de favorito absoluto para ser o adversário de Barack Obama nas eleições presidenciais de novembro. Após ser atacado nos debates pelos rivais e ver ameaçada a sua liderança nas pesquisas, o ex-governador de Massachusetts conseguiu se impôr com tranquilidade frente ao ex-presidente da Câmara de Representantes Newt Gingrich: Romney atingiu 46% dos votos contra 32% Gingrich. Os outros dois concorrentes ficaram bem atrás: o ex-senador Rick Santorum ficou com 13% dos votos e o congressista Ron Paul com 7%.

Romney já mira em Obama
Imediatamente após o anúncio de seu triunfo o ex-governador postou uma mensagem no Twitter na qual afirmava: “Obrigado, Flórida! Embora tenhamos conquistado esta vitória, não devemos nos esquecer de que o objetivo nestas eleições é derrotar Barack Obama”.
Reviravolta
O resultado representa uma grande mudança quanto ao caminho que a campanha eleitoral tomava há apenas dez dias. Na ocasião, as primárias da Carolina do Sul davam vitória por 12% de diferença ao ex-presidente da Câmara, enquanto as pesquisas indicavam seu triunfo também na Flórida.

Em seguida, Romney discursou a seus seguidores para agradecer a vitória e, já assumindo a condição de candidato do partido, atacar novamente Obama, com quem pretende concorrer no pleito de 6 de novembro. “Senhor presidente, elegeram-no para liderar, mas o senhor optou por seguir ordens. Chegou o momento de colocá-lo de lado”, avaliou Romney.

 

Continua após a publicidade

Porém, o ex-governador cresceu de forma constante nas pesquisas dos últimos dias depois de prevalecer sobre Gingrich nos dois debates realizados no estado. A conquista na Flórida é importante. O estado representa 50 delegados na convenção republicana, que vai ocorrer em agosto, em Tampa, cidade da Flórida. Com esse triunfo e o de New Hampshire, o republicano já soma 84 delegados. Gingrich conta até agora 27 delegados, enquanto Santorum tem dez e Paul soma oito. São necessários 1.144 para obter a candidatura republicana.

O grande desafio agora para Romney será sustentar sua vitória nas próximas primárias. Gingrich, seu maior rival, no entanto, indicou que ainda não se rendeu e que continuará sua batalha. O ex-senador Rick Santorum – terceiro nas pesquisas – venceu no caucus de Iowa e Gingrich na Carolina do Sul. A próxima escala das primárias republicanas será no sábado, em Nevada.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.