Último mês: Veja por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Reinaldo Azevedo

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura
Continua após publicidade

Ministros do STF na Raposa Serra do Sol

Por Loide Gomes, no Estadão:Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, Carlos Ayres Britto e Cármen Lúcia fizeram ontem uma visita-surpresa a Roraima e sobrevoaram as áreas que o governo estadual quer ver excluídas da demarcação contínua da reserva indígena Raposa Serra do Sol. A visita antecede o julgamento, previsto para as próximas […]

Por Reinaldo Azevedo Atualizado em 5 jun 2024, 20h48 - Publicado em 23 Maio 2008, 07h35
Por Loide Gomes, no Estadão:
Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, Carlos Ayres Britto e Cármen Lúcia fizeram ontem uma visita-surpresa a Roraima e sobrevoaram as áreas que o governo estadual quer ver excluídas da demarcação contínua da reserva indígena Raposa Serra do Sol. A visita antecede o julgamento, previsto para as próximas semanas, da primeira ação ordinária que questiona a legalidade da demarcação da área de 1,7 milhão de hectares.
Os ministros sobrevoaram Pacaraima, além das vilas Socó, Água Fria e Surumu, centros dos conflitos registrados desde março. Também estava previsto passeio aéreo sobre a vila Mutum e os municípios de Normandia e Uiramutã, mas o mau tempo impediu.
Os três desembarcaram em Boa Vista às 9 horas em um avião Legacy da Força Aérea Brasileira (FAB) e seguiram para a reserva em um Caravan C-208. A viagem surpresa foi cercada de sigilo. Nem os índios foram avisados. O único pouso ocorreu na aldeia Serra do Sol, onde vivem os ingaricós, na base do Monte Roraima (fronteira entre Brasil, Guiana e Venezuela).
Ao desembarcar em Roraima, Gilmar Mendes, presidente do tribunal, afirmou ao site Direito Global que a ida ao local poderia facilitar o entendimento da crise e ajudar no julgamento. “Temos desafios que estão postos e que vão exigir consideração. A questão de fronteira, de soberania, a questão do usufruto das áreas. Tudo isso está posto, e acredito que a Constituição contém mecanismos que permitirão uma boa equação do problema pelo STF”, afirmou.
Assinante lê mais aqui

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.