Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Reinaldo Azevedo

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura
Continua após publicidade

Metrô: embargo e afastamento

Vamos lá. Prossigo na minha árdua tarefa de proteger empreiteiros desvalidos da sanha da Zelite petista, hehe. A Delegacia Regional do Trabalho no Estado de São Paulo (DRT-SP) embargou parte das obras da estação Pinheiros do Metrô. Nada de inesperado. Os fiscais exigem uma série de documentos e, sobretudo, a comprovação de que a obra […]

Por Reinaldo Azevedo Atualizado em 31 jul 2020, 22h44 - Publicado em 30 jan 2007, 20h38
Vamos lá. Prossigo na minha árdua tarefa de proteger empreiteiros desvalidos da sanha da Zelite petista, hehe. A Delegacia Regional do Trabalho no Estado de São Paulo (DRT-SP) embargou parte das obras da estação Pinheiros do Metrô. Nada de inesperado. Os fiscais exigem uma série de documentos e, sobretudo, a comprovação de que a obra pode continuar sem pôr em risco a vida dos trabalhadores.
A reunião que decidiu pelo embargo foi feita na sede da DRT-SP. Entre os presentes, estavam representantes do Sindicato dos Metroviários, do Consórcio da Linha Amarela, o presidente da Central Única dos Trabalhadores do Estado de São Paulo (CUT-SP), Edílson de Paula, e membros do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Construção Pesada. A presença dos representantes dos dois sindicatos e das empresas faz todo sentido. Mas o que fazia lá o presidente da CUT? Uma Central Sindical é uma representação política. Não tem de meter o bedelho neste assunto.

Afastamento

Marco Antônio Buoncampagno, gerente de construção da Linha Amarela, foi afastado nesta terça a pedido do presidente do Metrô, Luís Carlos David. Fez-se o certo. A rigor, nem deveria ter sido contratado, o que foi uma iniciativa do antecessor de David. Uma empresa de Buoncampagno já prestou serviços à Andrade Gutierrez, uma das empreiteiras que integram o consórcio. Foi nos anos 90, na gestão Quércia, durante a construção da Linha 1. O Ministério Público aponta irregularidades. Buoncampagno já foi absolvido num processo criminal, mas ainda responde a uma ação civil. O que isso tem a ver com o desabamento? Nada. Mas é o bastante para alimentar teorias conspiratórias.

Audiência Pública
O presidente do Metrô foi convidado para uma audiência pública na Assembléia Legislativa. Recusou o convite. E fez muito bem. Um relatório da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), com celeridade espantosa, já decretou sentenças a respeito do ocorrido, sem ter competência técnica para tanto. David diz que fala depois que ficar pronto o laudo técnico do IPT.
Sebastião Arcanjo (PT), o Tiãozinho, coordenador da Comissão de Serviços e Obras Públicas — que, juntamente com a Comissão de Transportes e Comunicações, integra a comissão de representação constituída pela Assembléia para apurar o acidente do Metrô —, já saiu pregando a necessidade uma CPI. Se David tivesse comparecido, Tiãozinho pediria a CPI do mesmo jeito. É um daqueles casos em que costumo dizer que a pessoa não precisa de motivo, mas de pretexto.


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.