Abril Day: Assine Digital Completo por 2,99
Imagem Blog

Reinaldo Azevedo

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura

MÉTODO APEDÊUTICO DE EXPLANAÇÃO DE UM CONCEITO

No último post da madrugada, acuso a sabotagem da Petrobras, mas digo que a publicação das questões não inviabiliza as reportagens. Aí alguns me indagam: “Bem, então qual é o problema?”. Pois é. A questão é bem digna dos nossos tempos, própria da moral petista. E só uma consideração: as pessoas podem aderir ao padrão […]

Por Reinaldo Azevedo Atualizado em 31 jul 2020, 17h29 - Publicado em 9 jun 2009, 17h03

No último post da madrugada, acuso a sabotagem da Petrobras, mas digo que a publicação das questões não inviabiliza as reportagens. Aí alguns me indagam: “Bem, então qual é o problema?”. Pois é. A questão é bem digna dos nossos tempos, própria da moral petista. E só uma consideração: as pessoas podem aderir ao padrão moral do petismo mesmo sem ser do partido. À medida que certos hábitos e certas práticas vão se tornando influentes; à medida que vão se tornando corriqueiras, começam a contaminar tudo. Como diria Musil, é assim que vamos percebendo que uma nova era está nascendo: um suave, porém contínuo, declínio da qualidade em tudo o que conhecemos. Ih, mas já derivei. De volta.

Se não consegui ser conceitualmente claro — acho difícil porque nunca sou ambíguo nem abuso da vigarice “dialética”, mas é possível —, recorro ao “Método Apedêutico” de defesa de um ponto de vista. O “Método Apedêutico” é aquele que só se realiza por meio de comparações. E quanto mais bronco, mais esdrúxulo, mais estúpido e mais vulgar for o paralelismo, mais eficiente. Então vamos educar algumas mentalidades segundo o Método Lula de Reflexão.

A Petrobras vaza as questões dos jornalistas para tentar impedir as reportagens. Ao perderem o ineditismo, ao se tornarem questões públicas — respondidas com técnicas de despiste,o que é normal —, os jornais e revistas perderiam o interesse pela reportagem, que passaria a ter menos destaque. Sim, não funciona, mas continua a ser uma prática vigarista.

“Ainda não entendi por quê”. Não! Então vamos “lular”.

Continua após a publicidade

Se alguém mete a mão no seu bolso para lhe roubar a carteira, mas não encontra nada, porque você guardou a dita-cuja em outro lugar, o seu prejuízo é zero, o que não quer dizer que o punguista não seja um canalha.

Tá claro agora?

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

ABRILDAY

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 2,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$35,88, equivalente a 2,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.