Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Imagem Blog

Reinaldo Azevedo

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura
Continua após publicidade

Meirelles fica ou sai? O debate é diversionista. É claro que tem de ficar!

A questão no Banco Central, evidentemente, não é demitir este ou aquele. Faço tal observação porque o ministro Guido Mantega veio a público hoje para negar a saída de Henrique Meirelles da presidência do BC. Que saída? Tendo a achar que tais boatos são estimulados justamente pelos, vá lá, “meirellistas”. Quem sabe como essas coisas […]

Por Reinaldo Azevedo Atualizado em 31 jul 2020, 22h42 - Publicado em 7 fev 2007, 19h13
A questão no Banco Central, evidentemente, não é demitir este ou aquele. Faço tal observação porque o ministro Guido Mantega veio a público hoje para negar a saída de Henrique Meirelles da presidência do BC. Que saída? Tendo a achar que tais boatos são estimulados justamente pelos, vá lá, “meirellistas”. Quem sabe como essas coisas funcionam concorda comigo: você quer fortalecer ainda mais alguém no cargo? Espalhe que ele está “cai-não cai”. O mercado se preocupa, e a personagem central do boato fica grudada à cadeira. É do jogo.
No centro da questão, está a valorização do real, que está deixando certos setores da economia de cabelo em pé. Mantega falou hoje que o Brasil pode, sim, incentivar as importações se notar, internamente, alguma pressão por aumento de preços em razão do aquecimento da demanda. É uma fala desnecessária. Qualquer governo pode fazê-lo a qualquer tempo nesse caso. É uma receita clássica. O incentivo importador também contribuiria para elevar a cotação do dólar, desvalorizando o real. O problema é que, já hoje, boa parte do tal aquecimento da demanda interna está sendo atendida pela importação — calcula-se que até dois pontos do crescimento do PIB brasileiro possam estar vazando para o exterior. Vamos continuar a crescer “para fora”?
O debate sobre se Meirelles fica ou sai é puro diversionismo. Instaura-se uma falsa questão para evitar o debate principal. Aqui vai o meu voto: eu quero que ele fique. E que responda ao desafio que está aí colocado. Desafio para o qual colaboraram as decisões do BC, no cumprimento, diga-se, de suas obrigações.
ACABOU A ENERGIA ELÉTRICA. TENHO 20 MINUTOS DE AUTONOMIA AQUI E MAIS UM TANTINHO NA BATERIA DO LAPTOP.

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.