Meirelles admite: dólar baixo preocupa
“Não é papel do Banco Central comentar o câmbio, porque ele é flutuante, mas existem preocupações nessa área (…). Nós nos preocupamos com todos os aspectos que possam afetar a competitividade futura do país, mas não nos pronunciamos sobre o câmbio”. Trata-se de Henrique Meirelles, presidente do Banco Central, comentando a persistente queda do dólar […]
Trata-se de Henrique Meirelles, presidente do Banco Central, comentando a persistente queda do dólar durante posse, nesta segunda, de Fábio Barbosa, presidente do ABN no Brasil, na presidência da Frebraban (Federação Brasileira de Bancos). Não sei se fica claro, mas Meirelles está admitindo, é óbvio, que o dólar a R$ 2 afeta, sim, a competitividade. Também que se observe: o BC tem feito severas intervenções do mercado de câmbio, comprando dólar a valer, mas não consegue elevar a cotação da moeda.
E não eleva por quê? É claro que há um fluxo grande da moeda no país por causa das exportações. Mas ninguém pode ignorar que a cotação também se deve ao fato de que o mercado está inundado de dólares que vêm em busca da arbitragem dos juros internos, certo? BC não regula preço do câmbio, mas, como sabemos, tem papel importante na definição dos juros.