Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Imagem Blog

Reinaldo Azevedo

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura
Continua após publicidade

Meio Ambiente 2 – Stephanes defende revisão em limites da região amazônica

Por Rodrigo Vargas, na Folha:O ministro Reinhold Stephanes (Agricultura) defendeu ontem, durante evento que lançou o programa “Território da Cidadania” em Cuiabá, que seja revista a portaria 96, do Ministério do Meio Ambiente, que estabeleceu a lista de municípios incluídos no bioma amazônico -sobre os quais incidirão novas exigências de regularidade ambiental à concessão de […]

Por Reinaldo Azevedo Atualizado em 5 jun 2024, 20h54 - Publicado em 20 Maio 2008, 06h31
Por Rodrigo Vargas, na Folha:
O ministro Reinhold Stephanes (Agricultura) defendeu ontem, durante evento que lançou o programa “Território da Cidadania” em Cuiabá, que seja revista a portaria 96, do Ministério do Meio Ambiente, que estabeleceu a lista de municípios incluídos no bioma amazônico -sobre os quais incidirão novas exigências de regularidade ambiental à concessão de crédito na região.
Segundo o ministro, a portaria, publicada em março, “trouxe problemas e tem que ser mais bem analisada”. “Eu já havia conversado isso com o presidente, com a ministra Marina [Silva, ex-ministra do Meio Ambiente], já havia concordância de que essa portaria teria de sofrer alguma reformulação. Precisamos saber o que ela representa, por exemplo, para produtores de regiões consolidadas de Mato Grosso.”
Stephanes diz que sua pasta não incentiva o desmatamento, mas defendeu que a questão seja analisada com “racionalidade, não com preconceito”. “Diamantino [300 km de Cuiabá], que foi incluída no bioma, é uma região de ocupação antiga e consolidada que, num passe de mágica, passou a integrar o bioma amazônico.” Bioma é uma grande área dominada por um tipo de vegetação, como o cerrado ou a mata atlântica.
O governador Blairo Maggi (PR) pediu ao ministro apoio para enfrentar a situação. Segundo ele, os principais municípios produtores do Estado foram incluídos na lista e terão de enfrentar as restrições ao crédito previstas para 1º de julho em resolução do CMN (Conselho Monetário Nacional). “Ele tem que ser o nosso porta-voz junto ao governo”, disse.
Assinante lê mais aqui

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.