Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Reinaldo Azevedo

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura
Continua após publicidade

Lula nega asilo a opositor boliviano; governo petista recebe é narcoterrorista!

Leiam o que vai abaixo, por Denise Chrispim Marin, no Estadão. Volto depois:Para demonstrar que não interferiria no conflito interno boliviano, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva orientou a diplomacia brasileira a negar asilo político ao governador do Departamento de Pando, Leopoldo Fernández. A prisão de Fernández havia sido determinada no domingo pelo gabinete […]

Por Reinaldo Azevedo Atualizado em 5 jun 2024, 23h17 - Publicado em 19 set 2008, 06h57

Leiam o que vai abaixo, por Denise Chrispim Marin, no Estadão. Volto depois:
Para demonstrar que não interferiria no conflito interno boliviano, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva orientou a diplomacia brasileira a negar asilo político ao governador do Departamento de Pando, Leopoldo Fernández. A prisão de Fernández havia sido determinada no domingo pelo gabinete de Evo, mas foi adiada por temor de sua detenção prejudicasse o apoio da União de Nações Sul-Americanas (Unasul) – que se reuniu segunda-feira, no Chile – a seu governo. Fernández foi detido terça-feira.
No domingo, seus parentes apresentaram o pedido de asilo político no Vice-Consulado do Brasil em Cobija. No mesmo dia, o caso foi levado ao Itamaraty e, na segunda-feira, Lula, ainda no Chile, tomou a decisão final. O Itamaraty e o Palácio do Planalto não se pronunciaram sobre o assunto.
Desde terça-feira, o Itamaraty está ciente de que a prisão de Fernández contraria os preceitos legais da Bolívia e o status de imunidade dos governadores dos departamentos (Estados). Fernández foi preso sob a acusação de ter desacatado o estado de sítio em Pando e incitado os confrontos entre manifestantes pró-Evo e opositores, que terminaram com 18 mortos. Pelos trâmites normais, ele deveria ter sido julgado antes pelo Congresso. Ontem, um pedido de habeas-corpus para Fernández foi rejeitado.
Assinante lê mais aqui

Comento
Que fique claro: é a diplomacia do Foro de São Paulo em ação. A prisão do governador foi ilegal, e não há provas de que ele seja responsável pela morte de camponeses. É um caso típico de confronto e perseguição política ilegal, o que, é óbvio, o torna um “asilável”. Não no Brasil.

É evidente que a questão é ideológica. Lula aceita o narcoterrorista Olivério Medina no Brasil, que integra um movimento que tenta depor um governo democrático. Não só isso: Dilma arrumou um serviço no governo federal para a mulher de figura tão impoluta. Os e-mails do terrorista pançudo provam que Medina continua ligado à organização. A lei proíbe que asilados se envolvam em disputas políticas em seus países. O Brasil que rejeita o governador boliviano é o mesmo que “devolveu” a Fidel Castro os pugilistas que fugiram de Cuba.

A isso chegamos. Entreguem o Itamaraty a Fernandinho Beira-Mar.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.