Lula adere à paranóia de Chávez e questiona Quarta Frota
Na Folha:O Brasil pediu aos EUA que expliquem a razão do relançamento da Quarta Frota na América do Sul, Central e Caribe. O presidente Lula afirmou ontem que o chanceler Celso Amorim espera uma resposta sobre a questão da secretária de Estado americana, Condoleezza Rice.Segundo os EUA, o restabelecimento da esquadra, que existiu entre 1943 […]
O Brasil pediu aos EUA que expliquem a razão do relançamento da Quarta Frota na América do Sul, Central e Caribe. O presidente Lula afirmou ontem que o chanceler Celso Amorim espera uma resposta sobre a questão da secretária de Estado americana, Condoleezza Rice.
Segundo os EUA, o restabelecimento da esquadra, que existiu entre 1943 e 1950, visa o combate ao narcotráfico, a ajuda humanitária e a assistência médica, além de exercícios militares conjuntos com aliados. A frota, que deve iniciar sua missão no dia 12, não teria porta-aviões.
Segundo Lula, o tema tem sido discutido pelo governo brasileiro. “”Descobrimos petróleo a 300 km da costa brasileira. Qual é a lógica dessa Quarta Frota se vivemos numa região pacífica? Nossa única guerra é contra a fome e a pobreza”, afirmou.
O assunto foi abordado ainda pelo presidente venezuelano, Hugo Chávez, durante a cúpula do Mercosul na Argentina.
“Não tenho dúvidas de que é uma ameaça e precisamos que alguém nos explique o porquê”, afirmou Chávez. Ele destacou que os recursos naturais da região são fundamentais em tempos de crise alimentar e energética. “Devemos estar preparados para ver o que querem fazer aqui”, disse