José Dirceu é indicado para a relatoria da CPI. Sim, vocês leram direito
Vocês devem ter acompanhado ontem o pequeno imbróglio. O requerimento da CPI mista trazia a palavra “apoiamento” em lugar de “requerimento”, e o primeiro pedido foi rejeitado pela Mesa do Senado. Corrigido o texto, foi preciso colher de novo as assinaturas entre os senadores, o que a oposição já conseguiu. Em pouco tempo, reuniu 28 […]
Vocês devem ter acompanhado ontem o pequeno imbróglio. O requerimento da CPI mista trazia a palavra “apoiamento” em lugar de “requerimento”, e o primeiro pedido foi rejeitado pela Mesa do Senado. Corrigido o texto, foi preciso colher de novo as assinaturas entre os senadores, o que a oposição já conseguiu. Em pouco tempo, reuniu 28 adesões.
Os governistas não abrem mão da Presidência e da relatoria. A primeira deve ficar com o senador peemedebista Neuto de Conto (o Congresso é um lugar de nomes invulgares…). A relatoria ficará com José Dirceu — ops! Não! Ficará com o deputado Luiz Sérgio, do PT do Rio. Mas é a mesma coisa. É como se o Zé estivesse lá.
Para que ninguém ponha em dúvida se ele é ou não independente — que absurdo acharem que sim! —, a primeira coisa que fez ao ter seu nome fortemente cotado foi lembrar que o governo FHC vai ser investigado. Fiel à sua natureza e a seu mentor intelectual, quer saber se o Judiciário também usa cartões. Viram? Ele nem sabe se o outro Poder os tem; logo, não dispõe da denúncia. Mas quer investigar. Entendi sua fala como ameaça velada ao outro Poder.
Acusam-me de ser muito severo com a comissão. Eu não. É que nunca vi nada de certo sair de uma fôrma torta. Instalar uma CPI — porque o Planalto forneceu motivos — que vai tentar buscar motivos idênticos, já que não os tem, também entre os adversários do governo é só uma manifestação da degradação a que o petismo submeteu as instituições. Dá pra concordar?
Ah, sim: procurem no arquivo do blog (com o auxílio do Google) as chicanas a que recorreu este tal Luiz Sérgio para tentar impedir a CPI do Apagão Aéreo. Sua indicação para a relatoria evidencia que o PT não quer investigar coisa nenhuma e vai se dedicar a encontrar pretextos que arrastem o governo FHC para a sua mesma lama.