INFLAÇÃO 2 – Alta de produtos agrícolas atinge 37% em 12 meses
Por Márcia De Chiara, no Estadão:O choque nos preços dos produtos agrícolas não acalmou neste mês. Isso é o que mostram os resultados do Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) em junho, apurado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Os preços dos produtos agropecuários no atacado subiram 3,35% em junho, ante 2,29% em maio. Acumulam […]
O choque nos preços dos produtos agrícolas não acalmou neste mês. Isso é o que mostram os resultados do Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) em junho, apurado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Os preços dos produtos agropecuários no atacado subiram 3,35% em junho, ante 2,29% em maio. Acumulam elevação de 8,35% no ano e de 37,63% em 12 meses.
No varejo, o cenário não é diferente. A alimentação subiu 2,20% em junho e foi o grupo que mais pressionou o Índice de Preços ao Consumidor-Mercado (IPC-M), que encerrou o mês com alta 0,89%. Neste ano, os alimentos já subiram, no varejo, 8,43% e em 12 meses, 13,76%.
“Existe uma rotação muito grande dos produtos agropecuários que estão subindo e eu não sei quando isso vai acabar”, afirma o coordenador de Análises Econômicas da FGV, Salomão Quadros. Ele cita, por exemplo, que o arroz não figura entre as maiores altas no atacado, embora tenha subido 17,61% no varejo em junho. Em contrapartida, surgiram outros vilões no atacado. Os preços dos bovinos foram majorados em 9,54% este mês, ante 3,57% em maio, segundo o IPA.