Inflação 1 – IPC-Fipe tem o maior aumento em cinco anos
Por Márcia De Chiara, no Estadão:Puxada pela alta do alimentos, – especialmente do arroz, que subiu 18,91% no mês, maior aumento de preço desde o início do Plano Real -, a inflação da cidade de São Paulo atingiu 1,08% na terceira quadrissemana de maio, aponta o Índice de Preços ao Consumidor da Fundação Instituto de […]
Puxada pela alta do alimentos, – especialmente do arroz, que subiu 18,91% no mês, maior aumento de preço desde o início do Plano Real -, a inflação da cidade de São Paulo atingiu 1,08% na terceira quadrissemana de maio, aponta o Índice de Preços ao Consumidor da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (IPC-Fipe).
O resultado foi o maior registrado em cinco anos, desde a primeira quadrissemana de março de 2003, quando a inflação foi de 1,20%. Trata-se da 12ª alta consecutiva do ano e o índice superou a expectativa do coordenador do IPC-Fipe, Márcio Nakane. Ontem, ele reviu de 1,01% para 1,19% a previsão da inflação para maio. “Há boas chances de que o IPC-Fipe no ano supere 5%”, disse. Em 12 meses até a terceira quadrissemana de maio, o índice acumulado já está em 5,16%.
No mesmo dia em que foi divulgado o IPC-Fipe com sinais de aceleração, saiu outro índice de preços que mostrou uma ligeira perda de fôlego da inflação. O Índice de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15) de maio registrou alta de 0,56%, ante 0,59% em abril. O IPCA-15 é uma espécie de indicador antecedente do IPCA, que é o índice oficial de inflação do País.
Assinante lê mais aqui