Último mês: Veja por apenas 4,00/mês

APURAÇÃO DAS ELEIÇÕES 2024

Imagem Blog

Reinaldo Azevedo

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura
Continua após publicidade

Guerra 3 – Milícias aliadas da Rússia destroem vilas a caminho de Gori

No Estadão:A cidade de Gori e várias vilas no entorno foram incendiadas e saqueadas ontem por milícias que acompanhavam as forças russas que entraram em território georgiano a partir da província separatista da Ossétia do Sul, afirmaram testemunhas.Segundo os relatos, as tropas irregulares – formadas por supostos milicianos cossacos e ossétios – exigiam que a […]

Por Reinaldo Azevedo Atualizado em 6 jun 2024, 00h14 - Publicado em 14 ago 2008, 06h23
No Estadão:
A cidade de Gori e várias vilas no entorno foram incendiadas e saqueadas ontem por milícias que acompanhavam as forças russas que entraram em território georgiano a partir da província separatista da Ossétia do Sul, afirmaram testemunhas.
Segundo os relatos, as tropas irregulares – formadas por supostos milicianos cossacos e ossétios – exigiam que a população hasteasse bandeiras ou lenços brancos se não quisessem sofrer disparos. “As pessoas estão fugindo (para a capital, Tbilisi), há pânico absoluto”, afirmou Luke Harding, correspondente do jornal britânico Guardian.
Os milicianos que acompanhavam os tanques russos passaram pela vila de Rekha às 11h20 locais (4h20, horário de Brasília), espalhando o terror. “De acordo com testemunhas, eles realizaram saques e seqüestraram crianças. Mataram três pessoas e puseram fogo no local”, afirmou o jornalista britânico. Era possível avistar fumaça negra subindo das vilas de Karaleti, Ergneti e Borgneti.
Um funcionário do Ministério de Relações Exteriores da Geórgia afirmou que passageiros de quatro carros civis foram encontrados mortos na vila de Tedotsminda.
Autoridades da Geórgia disseram que soldados russos entraram ontem na estratégica Gori, localizada em um vale que liga o leste e o oeste do país. Tbilisi também disse que a cidade foi bombardeada.
O chanceler russo, Sergei Lavrov, afirmou que as ações na área se resumiam a “remover equipamentos e munição” encontrados em um depósito militar próximo de Gori.
Um repórter da BBC, porém, relatou ter visto milicianos ossétios saquearem carros, casas e incendiarem edifícios enquanto as tropas russas passavam pela cidade – que fica a 90 quilômetros de Tbilisi e a apenas 45 minutos de carro da capital da Ossétia do Sul, Tskinvali.
Assinante lê mais aqui

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.