Último mês: Veja por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Reinaldo Azevedo

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura
Continua após publicidade

Guerra 2 – Moscou rejeita ”integridade territorial” de vizinho

No Estadão, do “The Guardian”EUA e União Européia pediram ontem que a solução do conflito no Cáucaso seja baseada no reconhecimento da integridade territorial da Geórgia. No entanto, depois de invadir e avançar o país por cinco dias com tropas, tanques e bombardeios, a Rússia rejeitou essa exigência.O plano de seis pontos costurado pela União […]

Por Reinaldo Azevedo Atualizado em 6 jun 2024, 00h14 - Publicado em 14 ago 2008, 06h25
No Estadão, do “The Guardian”
EUA e União Européia pediram ontem que a solução do conflito no Cáucaso seja baseada no reconhecimento da integridade territorial da Geórgia. No entanto, depois de invadir e avançar o país por cinco dias com tropas, tanques e bombardeios, a Rússia rejeitou essa exigência.
O plano de seis pontos costurado pela União Européia e aprovado por Moscou e Tbilisi proíbe o uso da força. Rússia e Geórgia se comprometeram a respeitar um cessar-fogo e garantir o acesso de ajuda humanitária. Os aspectos militares e políticos do acordo, porém, são problemáticos, o que ameaça a trégua.
Embora o presidente americano, George W. Bush, tenha advertido que a Rússia precisa respeitar o cessar-fogo combinado na véspera, Moscou recusou-se a aceitar essa condição, se negando a reconhecer a soberania georgiana sobre todo o seu território.
Russos e georgianos concordaram com a realização de “discussões de âmbito internacional” sobre a Ossétia do Sul e a Abkházia, mas a Rússia manteve suas opções em aberto sobre as duas províncias separatistas favoráveis a ela.
Um comunicado da UE declarou que todo acordo de paz deve se basear na integridade territorial reconhecida da Geórgia. Entretanto, Sergei Ivanov, vice-primeiro-ministro da Rússia e ex-ministro da Defesa, recusou-se reiteradamente a reconhecer o controle da Geórgia sobre seu próprio território.
“Reconhecemos a soberania e a independência da Geórgia, mas a integridade territorial é outra questão”, disse ao programa Hardtalk, da BBC. “A Ossétia do Sul e a Abkházia nunca fizeram parte da Geórgia como país independente.”
Assinante lê mais aqui

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.