Último mês: Veja por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Reinaldo Azevedo

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura
Continua após publicidade

Gastão, o novo ministro, não é nem fluoxetina nem Prozac… Ou: Economize, Gastão!

Mal começou a falar, é hora de Gastão Vieira, novo ministro do Turismo, economizar palavras e se calar. Numa entrevista nesta quarta, afirmou que não era “um ministro genérico”. Ninguém entendeu direito o que ele quis dizer. Tentou se explicar mais tarde: “Ao dizer que não sou genérico, eu quis dizer que eu não sou […]

Por Reinaldo Azevedo Atualizado em 31 jul 2020, 10h45 - Publicado em 15 set 2011, 17h57

Mal começou a falar, é hora de Gastão Vieira, novo ministro do Turismo, economizar palavras e se calar. Numa entrevista nesta quarta, afirmou que não era “um ministro genérico”. Ninguém entendeu direito o que ele quis dizer. Tentou se explicar mais tarde: “Ao dizer que não sou genérico, eu quis dizer que eu não sou aquilo que serve para qualquer doença. Tenho uma grande capacidade de ouvir a equipe técnica”.

Heeeinnn? Gastão está em seu quinto mandato e não sabe, até hoje, o que é remédio genérico. Quem disse que ele “serve para qualquer doença”? A exemplo do outro, combate males específicos; traz na caixa o nome da substância, do princípio ativo, não a marca-fantasia. Nesse sentido, ser “genérico” quer dizer chamar a atenção para a eficiência — afinal, o que combate a depressão, por exemplo, é a fluoxetina, não o “Prozac”. A fluoxetina continuaria a ser o que é ainda que se chamasse Josefina…

O problema de Gastão é que ele não é nem fluoxetina nem Prozac. Nem é reconhecido como alguém especialmente apto para o turismo nem é essencialmente apto para o turismo; nem é habilitado para servir de fato à pasta nem é tido como tal.

Assim, não é nem genérico nem remédio de marca. É só mais um desalentador placebo para minorar os efeitos deletérios do “presidencialismo de coalizão”…

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.