FOTOS E FATOS
No Portal G1. Com fotos da Reuters:Cerca de 250 indígenas de Mato Grosso se dirigiram nesta quarta-feira (03) a Brasília para reivindicar mudanças nas políticas da Funai (Fundação Nacional do Índio). Eles estão reunidos com o presidente da instituição, Márcio Meira, e pedem que não seja feita a revisão do Estatuto do Índio, a lei […]
Cerca de 250 indígenas de Mato Grosso se dirigiram nesta quarta-feira (03) a Brasília para reivindicar mudanças nas políticas da Funai (Fundação Nacional do Índio). Eles estão reunidos com o presidente da instituição, Márcio Meira, e pedem que não seja feita a revisão do Estatuto do Índio, a lei que regulamenta o tratamento dado pelo governo aos povos indígenas no Brasil.
Atualmente, tramita no congresso uma proposta de mudança do estatuto. Um dos temas polêmicos é a regulamentação da mineração em terras indígenas. “Queremos que o estatuto não seja alterado, pois ele atende a todas as nossas necessidades”, reclama Roni Pareci, um dos líderes do movimento indígena de Mato Grosso.
O indígena pareci também afirma que a Funai tem se distanciado muito dos índios, e suas decisões são baseadas na opinião de ONGs, e não de povos indígenas. “Não queremos que a Funai seja tomada por uma ideologia ‘onguista’, desconsiderando nossos anseios, nossos propósitos.”
Os indígenas de Mato Grosso representam as etnias Pareci, Xavante, Chiquitanos, Bakairis e Nhambiquaras, e ameaçam levar mais pessoas à sede da Funai caso suas reivindicações não sejam atendidas.