Último mês: Veja por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Reinaldo Azevedo

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura
Continua após publicidade

FHC critica desrespeito às instituições

Na Folha On Line. Comento no post seguinte:O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso chamou de provocação a Operação Dupla Face —que investigou esquemas de corrupção descobertos no Incra e na Receita Federal–, da Polícia Federal, que usou algemas em 27 presos. O STF (Supremo Tribunal Federal) aprovou ontem súmula vinculante que limita o uso de algemas […]

Por Reinaldo Azevedo Atualizado em 31 jul 2020, 19h07 - Publicado em 14 ago 2008, 22h43
Na Folha On Line. Comento no post seguinte:
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso chamou de provocação a Operação Dupla Face —que investigou esquemas de corrupção descobertos no Incra e na Receita Federal–, da Polícia Federal, que usou algemas em 27 presos. O STF (Supremo Tribunal Federal) aprovou ontem súmula vinculante que limita o uso de algemas a casos excepcionais: quando o preso oferecer resistência à prisão ou colocar em perigo o policial ou outras pessoas.
“O que ocorreu no Mato Grosso foi uma provocação. A Polícia Federal desrespeitou a decisão do Supremo Tribunal Federal quanto ao uso de algemas. O Tribunal determinou que algemas sejam utilizadas apenas quando houver perigo de fuga. Não havendo este perigo, a utilização das algemas é somente para desmoralizar. Isto é inaceitável”, disse ele entrevista à radio tucana.
FHC disse que a “a atuação da PF “melhorou, está mais eficiente”, mas criticou as operações espetaculares. “Mas isto não é razão para que a PF apareça na televisão como um espetáculo e que mostre sua eficiência muito mais para as câmaras do que nos autos. Porque quando os autos não são bem feitos a Justiça anula os resultados. E daí vem o pensamento de que houve marmelada, mas a Justiça muitas vezes anula um processo porque foi malfeito. Acho que a PF precisa aumentar sua eficiência na prática e não no espetáculo.”
O tucano também criticou o excesso de grampos hoje. “Também acho um absurdo que haja 450 mil celulares grampeados sobre o pretexto de que foi com a autorização do judiciário. Isto realmente preocupa.”
O ex-presidente defendeu um controle maior da polícia para que o país não viva um “estado policialesco”. “Não quero caracterizar que haja no país um estado policialesco, mas há momentos em que ficamos com a sensação de que não há controle sobre a polícia. Eu espero que as outras instituições estejam ativas para evitar que entremos de fato em qualquer estado policialesco.”

Instituições
FHC criticou o desrespeito às instituições. Para ele, a “população hoje tem uma sensação de que tudo vale, menos para o povo, para o pobre”. “Então, há uma sensação de impunidade, uma sensação de que existe corrupção. Isso é um risco sim porque o maior risco para as instituições é a descrença popular.”
“Quando o povo não acredita que as instituições funcionem, eles descrêem da democracia como forma de governo. E ao descrer da democracia, abre espaço para mais arbitrariedades. Então, estamos num quadro do ponto de vista institucional preocupante.”

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.