PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Imagem Blog

Reinaldo Azevedo

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura

Europa respira um pouco mais aliviada; um fio de esperança na Grécia com vitória dos conservadores

A Europa respira um pouquinho mais aliviada. O partido conservador Nova Democracia, favorável às medidas de austeridade necessárias para manter a Grécia na Zona do Euro, venceu a eleição deste domingo. Com 29,7% dos votos, deve obter 129 cadeiras no Parlamento. Logo atrás vem o esquerdista radical Syriza. Com 26,9%, terá 71 lugares. Era o […]

Por Reinaldo Azevedo Atualizado em 31 jul 2020, 08h36 - Publicado em 18 jun 2012, 05h27

A Europa respira um pouquinho mais aliviada. O partido conservador Nova Democracia, favorável às medidas de austeridade necessárias para manter a Grécia na Zona do Euro, venceu a eleição deste domingo. Com 29,7% dos votos, deve obter 129 cadeiras no Parlamento. Logo atrás vem o esquerdista radical Syriza. Com 26,9%, terá 71 lugares. Era o grande bicho-papão na disputa. A legenda prega a saída da Grécia da Zona do Euro e se opõe ao pacote se sacrifícios para tirar o país do atoleiro. A diferença no número de parlamentares é grande, embora estejam próximos no percentual de votação, porque, segundo as leis do país, o partido vencedor recebe um bônus de 50 cadeiras.

Se a Nova Democracia conseguir, como se espera, uma coalizão com o esquerdista moderado Pasok (12,3%, 33 cadeiras), já se pode formar um novo governo. Até a noite deste domingo, o Pasok resistia e pedia que se dialogasse também com o Syriza. Esforço inútil. Alexis Tsipras, líder do partido, já avisou que seu grupo está na oposição e lutará contra as medidas de austeridade.

O eleitorado grego, por um pequeno percentual de votos, pode ter livrado o mundo de um belo solavanco. Ninguém sabe ao certo o impacto que teriam uma eventual saída da Grécia da Zona do Euro e o calote total. Coisa boa ou inócua certamente não seria. A situação grega, de todo modo, é desesperadora. É bom notar que um sinal claro às medidas contou com o apoio de menos de um terço do eleitorado. De todo modo, parece que o pior cenário, se não está descartado, foi ao menos adiado.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.