PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Imagem Blog

Reinaldo Azevedo

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura

EUA, CIA e Al-Jazira

Tempos interessantes estes em que os principais fiadores da democracia ocidental e do Estado de Direito, os EUA, são levados a reconhecer, para escândalo dos fariseus, que a CIA mantém prisões secretas para terroristas, e que o terrorismo, que é a representação da morte da política, recorra a uma rede de TV, a Al-Jazira (optei […]

Por Reinaldo Azevedo Atualizado em 31 jul 2020, 23h15 - Publicado em 7 set 2006, 21h00
Tempos interessantes estes em que os principais fiadores da democracia ocidental e do Estado de Direito, os EUA, são levados a reconhecer, para escândalo dos fariseus, que a CIA mantém prisões secretas para terroristas, e que o terrorismo, que é a representação da morte da política, recorra a uma rede de TV, a Al-Jazira (optei por essa grafia), para divulgar a mensagem do novo chefe da Al Qaeda no Iraque ou uma reunião de Osama Bin Laden com os homens que praticaram os atentados do 11 de Setembro.

Querem ver? Seu eu sugerir aqui que essa Al-Jazira não passa, hoje, de um braço do terrorismo fundamentalista islâmico e que deveria levar uma bomba nos cornos, os “democratas” e esquerdistas vão me acusar de estar combatendo a liberdade de imprensa. Afinal de contas, a emissora nada mais faria do que contar o que está acontecendo. Seria mais ou menos como a Globo ficar divulgando mensagens de Marcola — para usar como exemplo a nossa versão do terrorismo. O inocente inútil se perguntaria: “Ué, se ele gravar uma fita, por que não mostrar?” Sim, e se ele começa a fazer da emissora de TV um canal de expressão da sua “luta”? É isso o que o terrorismo faz com a Al-Jazira. Aquilo não é jornalismo, mas terrorismo mitigado.

Mas os “democratas” acreditam que se trata apenas de liberdade de expressão. Já as prisões secretas da CIA os deixam arrepiados e indignados. “Ah, então é essa a democracia que os EUA pregam? O que os diferencia dos demais terroristas?” A minha resposta é de uma simplicidade e obviedade até constrangedoras: a diferença é uma questão de lado; de que lado você está? Eu estou com os americanos e com a defesa da democracia de modelo ocidental. Os fundamentalistas resolveram abrir uma guerra contra esse mundo. Assim, a guerra supõe que se usem armas de investigação que podem não ser aquelas vigentes em disputas democráticas convencionais.

Eu só lamento que a CIA tenha sido incompetente o bastante (as usual…) para permitir que uma informação de guerra — e se trata de uma guerra — tenha vazado. Os meus amigos democratas estão em busca de uma causa? Eu lhes ofereço uma. Vamos pedir o fechamento deste canal aberto para o terror que se chama Al-Jazira. Uma prisão secreta para proteger a democracia será sempre melhor do que um terrorismo explícito para acabar com ela. Alguém vê alguma falha nesta máxima?

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.