Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Reinaldo Azevedo

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura
Continua após publicidade

ESTADO POLICIAL PETISTA – DADO SIGILOSO DE DOSSIÊ CONTRA TUCANO SAIU DA RECEITA

Leiam trecho de reportagem de Leonardo Souza, da Folha. Volto em seguida: Os dados fiscais do vice-presidente do PSDB, Eduardo Jorge Caldas Pereira, levantados pelo “grupo de inteligência” da pré-campanha de Dilma Rousseff (PT), saíram diretamente dos sistemas da Receita Federal, como atestam documentos aos quais a Folha teve acesso. Em todas as páginas de […]

Por Reinaldo Azevedo Atualizado em 31 jul 2020, 15h01 - Publicado em 19 jun 2010, 06h59

Leiam trecho de reportagem de Leonardo Souza, da Folha. Volto em seguida:
Os dados fiscais do vice-presidente do PSDB, Eduardo Jorge Caldas Pereira, levantados pelo “grupo de inteligência” da pré-campanha de Dilma Rousseff (PT), saíram diretamente dos sistemas da Receita Federal, como atestam documentos aos quais a Folha teve acesso.

Em todas as páginas de um conjunto de cinco declarações completas do Imposto de Renda (entregues entre 2005 e 2009) de EJ, como o dirigente tucano é conhecido, consta a seguinte frase: “Estes dados são cópia fiel dos constantes em nossos arquivos. Informações protegidas por sigilo fiscal”.

Conforme a Folha revelou na semana passada, os papéis integram um dossiê elaborado por um grupo de espionagem que começava a ser montado com o aval de uma ala da pré-campanha presidencial petista.

O formato dos documentos obtidos pela reportagem é exclusivo do fisco.

A Folha exibiu parte dos papéis a EJ. Ele não só confirmou a veracidade das informações como confrontou com as cópias das declarações que enviou de seu computador para a Receita. O modelo dos dois documentos é bem distinto, apesar de os dados serem os mesmos.

Continua após a publicidade

“Esses documentos não estão em nenhum outro lugar que não a Receita Federal. Eu afirmo que meu sigilo fiscal foi violado”, disse ele. Procurada desde o começo da semana, a Receita informou que não iria se manifestar sobre o assunto. Íntegra Aqui

Comento
O crime cometido contra Eduardo Jorge agride um direito protegido pela Constituição. Não estamos mais falando de bandidos que saem por aí soletrando, na prática, o Código Penal. A coisa agora é diferente: dados que estavam sob a guarda do estado foram fornecidos à bandidagem para tentar servir de peça de intimidação e de chantagem. Nessas horas, fico sempre pensando que reação uma coisa assim não despertaria em democracias ciosas dos chamados direitos fundamentais.

Dia desses, um desses articulistas metidos a petista light, civilizado, cantava as glórias do que considerava o formidável avanço da democracia no Brasil. Se tiver paciência, ainda voltarei a seu artigo. Eis aí um caso exemplar. Pouco importa se o adversário é um caseiro ou um alto dirigente de um partido da oposição, ninguém é cidadão para os novos donos do poder. E essa gente está em toda parte. Os bancos públicos de dados lhe servem de arsenal contra inimigos — e, segundo Lina Vieira (lembram-se dela?), se preciso, as informações sigilosas também servem para proteger amigos.

Aqui e ali, leio textos de articulistas isentos a afirmar que, ganhe Serra ou Dilma, estaremos igualmente mal ou bem-servidos (a avaliação varia de acordo com o gosto de cada um). Bem, ouso dizer que não é verdade. Nos EUA que depuseram Nixon — ele renunciou, mas seria deposto —, foi preciso que um bando de larápios invadisse, na calada da noite, o comitê dos democratas. No Brasil, nada disso é necessário. Basta que um “funcionário” da “turma”, a serviço de uim partido, acesse uma fonte de dados, protegido pela burocracia.

Continua após a publicidade

Coisa de gente “ficha-limpa”…

Ah, sim: “Como você pode falar em estado policial petista?” Porque o papelório da tramóia estava com a turma do PT. Simples, não é?

PS: Espero que Eremildo, o Idiota, leia a reportagem. Segundo o preclaro, esse negócio de falar em dossiê é coisa de gente que quer ficar cavando pênalti…

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.