PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Imagem Blog

Reinaldo Azevedo

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura

Enquetes apontam para segundo turno

Estadão e Folha fizeram enquetes para saber qual pode ser o resultado na eleição para a Presidência da Câmara. As duas apontam a existência de segundo turno. NO ESTADÃO: Por Guilherme Scarance:A entrada do tucano Gustavo Fruet (PR) na briga pelo comando da Câmara pulverizou os votos e deve empurrar a disputa, na quinta-feira, para […]

Por Reinaldo Azevedo Atualizado em 6 jun 2024, 08h21 - Publicado em 28 jan 2007, 05h26
Estadão e Folha fizeram enquetes para saber qual pode ser o resultado na eleição para a Presidência da Câmara. As duas apontam a existência de segundo turno.

NO ESTADÃO: Por Guilherme Scarance:
A entrada do tucano Gustavo Fruet (PR) na briga pelo comando da Câmara pulverizou os votos e deve empurrar a disputa, na quinta-feira, para o segundo turno. A quatro dias da eleição, o candidato do PT, Arlindo Chinaglia (SP), desponta à frente dos adversários Aldo Rebelo (PC do B-SP) e Fruet, segundo enquete feita pelo Estado com 416 dos 513 deputados (81%), mas não tem apoio para vencer em uma única votação.Chinaglia obteve 174 votos, ou 41,8%, seguido por Aldo, com 113 (27,2%), e Fruet, com 80 (19,2%). Para se eleger será necessário atingir a maioria absoluta de 257 votos – metade dos deputados mais um. No segundo turno vale a maioria simples.Todos os deputados eleitos ou reeleitos em 2006 foram procurados para opinar, entre os dias 22 e 26, sob a condição de não terem o nome publicado. Não responderam ou não foram localizados 97 deles.Em enquete anterior, feita na primeira semana de janeiro, com Fruet fora da corrida, Chinaglia já aparecia à frente, com 35,9%. Aldo, atual presidente da Câmara, tinha 27,2%. Agora, enquanto o petista cresceu e segue na frente, a briga pelo segundo lugar pode surpreender.

Leia mais aqui (link aberto)
NA FOLHA – Por Felipe Seligman e Vinicius Abbate:
A eleição para a presidência da Câmara deverá ser decidida em segundo turno, entre Aldo Rebelo (PC do B-SP) e Arlindo Chinaglia (PT-SP). É o que indica enquete realizada pela Folha com 441 deputados da nova legislatura (85,96% dos 513 eleitos), entre 8 e 26 de janeiro. O petista é o favorito no primeiro turno, mas não com larga vantagem. É importante destacar que 21,2% (93) dos parlamentares não quiseram revelar o voto. Se houver segundo turno, a votação será feita também na próxima quinta-feira, logo após o primeiro turno. A enquete aponta que 35,1% (155) dos deputados entrevistados votariam em Chinaglia; 29,2% (129) em Aldo; e 14,5% (64) no candidato Gustavo Fruet (PSDB-PR), último entre os três a definir que disputaria a presidência da Câmara. Os números mostram que, caso não houvesse o lançamento da candidatura Fruet e o PSDB apoiasse Chinaglia -o que chegou a ser anunciado há duas semanas-, o petista teria grandes chances de ganhar a eleição no primeiro turno. Para vencer a disputa com apenas uma votação, o deputado precisa ter ao menos 257 votos -mais que a metade do total de 513 deputados. Já no segundo turno, segundo os dados obtidos com a enquete, percebe-se um cenário indefinido. Grande parte dos deputados que revelou votar em Fruet no primeiro turno preferiu não apontar sua opção no segundo turno. Em disputa entre Chinaglia e Aldo, 36,9% (162) dos deputados preferem o petista, enquanto 31% (137) optam pelo comunista -32,1% (142) dos parlamentares consultados não revelaram em quem votam no segundo turno, ou por não trabalhar com a hipótese de uma derrota do tucano, ou por não ter uma escolha definida.
Assinante lê mais aqui
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.