Clique e Assine a partir de R$ 19,90/mês
Reinaldo Azevedo Por Blog Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura

Eleitores em trânsito no RS, no Ceará e em Minas

Em três Estados, mostra o Datafolha, há muitos eleitores em trânsito; em dois, não dá para fazer previsões. O Rio Grande do Sul pode surpreender muita gente. Um dia antes do pleito, segundo o instituto, a senadora Ana Amélia (PP), que liderou a corrida até a semana passada, pode até ficar fora do segundo turno. […]

Por Reinaldo Azevedo Atualizado em 31 jul 2020, 02h56 - Publicado em 5 out 2014, 06h46

Em três Estados, mostra o Datafolha, há muitos eleitores em trânsito; em dois, não dá para fazer previsões. O Rio Grande do Sul pode surpreender muita gente. Um dia antes do pleito, segundo o instituto, a senadora Ana Amélia (PP), que liderou a corrida até a semana passada, pode até ficar fora do segundo turno. Tarso Genro (PT), atual governador, lidera com 36% dos votos válidos. Ana Amélia e José Sartori (PMDB), que parecia carta fora do baralho até outro dia, estão agora empatados, com 29%. Vejam:

Datafolha RS- 04-10

Há um mês e meio, o peemedebista tinha apenas 7% dos votos, contra 39% da pepista e 30% do petista. A disputa está empatada no segundo turno: 51% a 49% para Tarso contra Ana Amélia e 50% a 50% no caso de disputarem os candidatos do PT e do PMDB. O petista Olívio Dutra, que liderou a corrida para o Senado a maior parte do tempo, está agora empatado com Lasier Martins: 39% a 38%.

Ceará
No Ceará, segundo o Datafolha, a disputa está empatada entre Eunício Oliveira, do PMDB, com 49% dos votos válidos, e Camilo Santana, do PT, com 45%. No segundo turno, o peemedebista bateria o petista por 53% a 47%. Camilo é o candidato dos irmãos Gomes, cujo candidato ao Senado, Mauro Filho (PROS), leva uma surra monumental de Tasso Jereissati (PSDB): 26% a 72%. Depois do início do horário eleitoral, o candidato do PMDB perdeu 6 pontos, e o do PT ganhou 19.

Datafolha Ceará 04-10

Minas
Em Minas, o petista Fernando Pimentel venceria no primeiro turno, informa o Datafolha, com 54% dos votos válidos, contra 37% do tucano Pimenta da Veiga, que parece ensaiar uma reação, como mostra o gráfico — embora uma virada seja improvável. O ex-governador Antonio Anastasia (PSDB) marca 63% dos votos válidos para o Senado, contra apenas 30% de Josué Alencar (PMDB).

Datafolha MG - 04-10

Continua após a publicidade

Publicidade