Eis Renan Calheiros, o homem do “Passe Livre” nos aviões da FAB para ir a festa de casamento com bundalelê e tudo!
O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), anda animadíssimo. O que o povo quiser ele vota. Virou um verdadeiro “amigo do povo”. Mas também não se pode exigir dele que mude a sua natureza. O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), já vimos, usou um avião da FAB para transportar a namorada e alguns […]
O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), anda animadíssimo. O que o povo quiser ele vota. Virou um verdadeiro “amigo do povo”. Mas também não se pode exigir dele que mude a sua natureza.
O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), já vimos, usou um avião da FAB para transportar a namorada e alguns parentes para assistir à Copa das Confederações no Rio. Ele chamou de “carona indevida” e pagou aos cofres públicos pouco mais de R$ 9 mil. Na Folha de hoje, a coluna “Painel”, editada por Vera Magalhães, informa:
O presidente do Congresso Nacional, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), a exemplo de seu colega da Câmara, Henrique Alves (PMDB-RN), usou aeronave da FAB para fins particulares. Renan requisitou um avião modelo C-99 para ir de Maceió a Porto Seguro às 15h do dia 15 de junho, um sábado. Ele participou do casamento da filha mais velha do líder do governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB-AM), em Trancoso. O voo de volta foi às 3h da manhã do domingo, para Brasília.
Outro lado – As informações foram confirmadas pela FAB. A assessoria do Senado não se manifestou até o fechamento desta edição. A agenda de Renan não previa compromissos em 15 de junho.
Regra – O decreto 4244 de 2002 diz que aviões da FAB podem ser requisitados por autoridades por “motivo de segurança e emergência médica, em viagens a serviço e deslocamentos para o local de residência permanente”.
Badalação – O casamento de Brenda Braga, filha do líder do governo, reuniu políticos e empresários. O cantor Latino foi contratado para fazer show privativo.
Voltei
Sabem o que é mais impressionante? No dia 15, quando Renan foi prestigiar o bundadalelê de Latino (ah, a nossa elite!!!), o país já estava pegando fogo. Dois dias depois, o Rio colocaria mais de 100 mil pessoas na rua.
No fim de semana passado, quando Alves decidiu dar uma “carona” à namorada e sua família em avião público, o Congresso já havia passado por algumas tentativas de invasão. Nada intimida, nada constrange.
Renan está mais amigo do povo do que nunca! Quer porque quer, por exemplo, o passe livre estudantil. Para os políticos graúdos como ele, serve o Passe Livre senatorial em aviões da FAB.