Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Imagem Blog

Reinaldo Azevedo

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura
Continua após publicidade

Eduardo Cunha depõe no Conselho de Ética

O presidente afastado da Câmara reiterou a negativa de ter contas bancárias no exterior, contra evidências dos MPs da Suíça e do Brasil

Por Reinaldo Azevedo Atualizado em 30 jul 2020, 22h41 - Publicado em 19 Maio 2016, 13h36

O presidente afastado da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), presta depoimento hoje no Conselho de Ética da Casa, que analisa o processo de cassação de seu mandato por quebra de decoro parlamentar ao mentir na CPI da Petrobras sobre a existência de contas bancárias do deputado no exterior, a pedido do PSOL e da Rede.

Cunha chegou à sessão às 9h, 30 minutos antes do inicío agendado e está acompanhado de seu advogado, Marcelo Nobre.

Documentos obtidos pelo Ministério Público no âmbito das investigações da Operação Lava Jato estão sendo usados na sessão para demonstrar que o parlamentar tinha de fato contas na Suiça em seu nome. Documentos do MP mostram ainda relações de Cunha com Fernando Soares, o Fernando Baiano, lobista denunciado na Operação Lava Jato, que afirma ter feito pagamentos de propina a Cunha pela liberação de negócios de empresas prestadoras de serviço à Petrobras.

Ao longo da sessão, reiteradas vezes Cunha negou ter contas no exterior, admitindo contas de empresas suas e de sua esposa, e nega ter obrigação de declará-las por não serem de sua pessoa física e por não ser o controlador do trust, apesar de esse entendimento não ter respaldo na legislação bancária e tributária do Brasil. Afirma que as contas foram abertas “à sua revelia”, pelo banco suíço , em atendimento a normas de “compliance” da instituição. Negou também que tenha usado de expedientes regimentais para protelar o processo da própria  cassação. Quanto a relações com Fernando Baiano, disse que sua defesa vai comprovar sua inocência se o inquérito virar ação penal, reiterando que não é reu, por ora.

Cunha foi afastado da presidência da Câmara no dia 05/5 pelo STF, em atendimento a pedido feito em dezembro pelo Procurador-Geral da República, Rodrigo Janot, com base na documentação do Ministério Público na Operação Lava Jato.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.