Último mês: Veja por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Reinaldo Azevedo

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura
Continua após publicidade

E Vannuchi cumpre o que este blog antecipou no dia 27 de janeiro: quer os terroristas de Guantánamo

Vocês devem se lembrar que escrevi aqui que o Apedeuta ainda acabaria se oferecendo — ou melhor: ofereceria o Brasil — para receber terroristas de Guantánamo. O post foi escrito no dia 27 de janeiro. Tio Rei não é jornalista investigativo. É só um investigador da lógica — ou da falta dela. Segue trecho daquele […]

Por Reinaldo Azevedo Atualizado em 5 jun 2024, 20h00 - Publicado em 2 mar 2009, 18h14
Vocês devem se lembrar que escrevi aqui que o Apedeuta ainda acabaria se oferecendo — ou melhor: ofereceria o Brasil — para receber terroristas de Guantánamo. O post foi escrito no dia 27 de janeiro. Tio Rei não é jornalista investigativo. É só um investigador da lógica — ou da falta dela. Segue trecho daquele post (link acima):

Lula falou ontem com Obama. No cardápio, a retomada da Rodada Doha, a vinda do presidente americano ao Brasil etc. Guantánamo é um pepino e tanto para Obama. Sim, ele vai ter de se livrar daquela prisão, mas o destino dos terroristas é um problema. Submetidos às leis americanas, serão soltos; devolvidos a seus países, serão mortos… Alguns países da Europa demonstraram alguma disposição de recebê-los, mas não muita…EU NÃO TENHO DÚVIDA, POR MAIS EXÓTICO, ESTÚPIDO E INACREDITÁVEL QUE PAREÇA, QUE O GOVERNO LULA NÃO VERIA GRANDE PROBLEMA EM SE OFERECER PARA RECEBER ALGUNS FACÍNORAS EM TROCA DO APOIO DOS ESTADOS UNIDOS À AMPLICAÇÃO DO CONSELHO DE SEGURANÇA DA ONU, COM A ADMISSÃO DO BRASIL.Pois bem. Agora leiam o que vai no Estadão On Line. Volto depois:

Por Jamil Chade:
O ministro de Direitos Humanos, Paulo Vannuchi, afirma que seria favorável ao recebimento de prisioneiros de Guantánamo no Brasil. O presidente americano, Barack Obama, já anunciou que irá fechar a prisão que se tornou símbolo das violações na luta contra o terrorismo, mas agora busca aliados pelo mundo para enviar os presos.
No total, o governo americano estima que precisará encontrar um destino para cerca de 60 presos de Guantánamo para fechar o centro de detenção. Esses prisioneiros seriam menos perigosos que os demais, mas não podem voltar a seus países de origem, pois correriam o risco de tortura e mesmo assassinatos. “Por uma perspectiva de direitos humanos, eu seria favorável (a receber prisioneiros)”, afirmou Vannuchi.
Vannuchi ressalta, porém, que não está dando sua opinião de maneira política e nem considerando a posição internacional do Brasil. “Se o chanceler Celso Amorim pedir minha opinião sobre a questão em relação aos aspectos de direitos humanos, meu parecer seria favorável”, disse.
Na Europa, os governos debatem receber os prisioneiros. Portugal e alguns poucos países já deixaram claro que estão dispostos a cooperar. Mas o bloco ainda não fechou uma posição conjunta e alguns governos insistem que o problema é americano, e não do resto do mundo.
O relator da ONU contra a Tortura, Manfred Nowak, contou que consultou os governos dos países sul-americanos sobre a possibilidade de que esses estados também recebam os prisioneiros, mas revelou que a proposta não foi bem aceita. A entidade Human Rights Watch também defende que o Brasil se apresente como um dos países para receber prisioneiros de Guantánamo. “A responsabilidade é de todos”, afirmou o diretor da entidade, Kenneth Roth. “Uma atitude como essa demonstraria o interesse do Brasil em resolver problemas globais”, afirmou.
O Estado obteve informações que diplomatas de alto escalão de dentro do próprio Itamaraty já levantaram a possibilidade ao chanceler Celso Amorim. No final do mês, os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Barack Obama realizam em Washington seu primeiro encontro oficial.

Voltei
Dizer o quê? Cqd. Conforme queríamos demonstrar.

Esse é Vannuchi. A tese está lançada. Agora o governo aguarda para ver as reações. É claro que os pragmáticos dirão: “Pô, se Obama vai passar a nos ver com outros olhos, por que não ficar com um terroristazinho?” E a quem coube fazer tal defesa? A Vannuchi, justamente o ministro mais empenhado em rever a Lei da Anistia. Também é aquele que, diante das quatro execuções praticadas pelo MST, pediu tolerância e compreensão com o… movimento!!!

Obrigo-me a lembrar: o próprio ministro, quando militante da ALN de Marighella, era um partidário do terror. A sua organização seguia um dito Manual da Guerrilha Urbana que nada mais era do que um manual do terror. Nem os hospitais ficavam fora dos alvos daqueles humanistas…

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.