Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Reinaldo Azevedo

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura
Continua após publicidade

Deus do céu! Lula quer Amorim em agência atômica

Por Denise Chrispim Marin, no Estadão:O desinteresse do Brasil em apresentar candidatura própria para a sucessão na Unesco encobre uma nova ambição da diplomacia do presidente Luiz Inácio Lula da Silva: alçar o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, para a posição de diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).Ainda informal, a candidatura de […]

Por Reinaldo Azevedo Atualizado em 5 jun 2024, 18h40 - Publicado em 1 Maio 2009, 06h17
Por Denise Chrispim Marin, no Estadão:
O desinteresse do Brasil em apresentar candidatura própria para a sucessão na Unesco encobre uma nova ambição da diplomacia do presidente Luiz Inácio Lula da Silva: alçar o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, para a posição de diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).
Ainda informal, a candidatura de Amorim está assentada na aposta de que vai fracassar a nova rodada de discussões na AIEA, iniciada na madrugada de ontem, para fechar o nome do sucessor de Mohamed El Baradei. O sucesso dessa empreitada levará Amorim a se desligar do governo Lula antes do fim do mandato para assumir, em Viena, o posto que El Baradei deixará em 30 de novembro deste ano.
O cargo na AIEA permitiria a ascensão do chanceler, diplomata há 44 anos, à condução de um dos mais conceituados organismos internacionais, com 146 países-membros, em um momento desafiador para a não-proliferação de armas nucleares. Igualmente daria um destino de alto nível para Amorim, que nos últimos seis anos conquistou a total confiança do presidente Lula.
Do ponto de vista do Itamaraty, o chanceler é considerado um dos raros nomes capazes de atrair o apoio de dois terços do conselho da agência, composto por 35 países. Conta a seu favor o bom trânsito com partes opostas nos debates sobre as questões nucleares, como os Estados Unidos e o Irã.
Depois do fracasso das seis tentativas do conselho da AIEA de chegar a um nome para a sucessão do diretor-geral, a agência reiterou, nos primeiros minutos de ontem, a lista original com cinco candidatos. Dois deles já se mostraram incapazes de aprovação nas votações anteriores – o japonês Yukiya Amano e o sul-africano Abdul Samad Minty.
Os outros concorrentes são o ex-ministro da Defesa da França Jean-Pol Poncelet, proposto pela Bélgica, o esloveno Ernest Petric e o espanhol Luis Echávarri. O processo de escolha se estenderá por quatro semanas.
Assinante lê mais aqui

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.