Último mês: Veja por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Reinaldo Azevedo

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura
Continua após publicidade

Democracia do facão – PF intima padre para depor sobre agressão

Por Kátia Brasil, na Folha:A Polícia Federal em Altamira (PA) intimou um padre católico e um secretário do Cimi (Conselho Indigenista Missionário) para prestar depoimento hoje no inquérito sobre as agressões contra o engenheiro da Eletrobrás Paulo Fernando Rezende, ocorridas na terça.Segundo o delegado Jorge Eduardo Ferreira de Oliveira, o padre espanhol Joseba Andoni Ledesma […]

Por Reinaldo Azevedo Atualizado em 5 jun 2024, 20h49 - Publicado em 23 Maio 2008, 07h33
Por Kátia Brasil, na Folha:
A Polícia Federal em Altamira (PA) intimou um padre católico e um secretário do Cimi (Conselho Indigenista Missionário) para prestar depoimento hoje no inquérito sobre as agressões contra o engenheiro da Eletrobrás Paulo Fernando Rezende, ocorridas na terça.
Segundo o delegado Jorge Eduardo Ferreira de Oliveira, o padre espanhol Joseba Andoni Ledesma Sanchez e o secretário do Cimi em Altamira, José Cleanton Curioso Ribeiro, aparecem em imagens gravadas por uma loja de Altamira comprando três facões, acompanhados por um índio.
“Não quero dizer que eles estavam mal-intencionados. Mas temos que descobrir se houve co-autoria material na lesão corporal contra o servidor da Eletrobrás. Incitar a violência é indício de co-participação”, disse. A PF quer identificar quem comprou ao menos 50 facões entregues aos caiapós.
O delegado da PF disse que as imagens são um indício forte de que houve ajuda aos índios na compra do material que acarretou a lesão corporal contra o representante da Eletrobrás. O engenheiro foi agredido pelos índios após terminar sua exposição em defesa da construção da usina de Belo Monte, no rio Xingu, no Encontro “Xingu Vivo para Sempre”, que reúne 2.500 pessoas em Altamira.
O delegado da PF afirmou que a compra dos três facões ocorreu na segunda-feira e a nota fiscal foi feita em nome do Movimento das Mulheres Trabalhadoras de Altamira, uma das ONGs que organizam o encontro. Mais facões foram comprados em outras cinco lojas de Altamira, mas até agora a PF não apreendeu as notas fiscais.
Assinante lê mais aqui

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.