PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Imagem Blog

Reinaldo Azevedo

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura

DEM e Kassab: tudo certo e nada no lugar

ACM Neto (BA), líder do DEM na Câmara, esteve ontem com o prefeito Gilberto Kassab. Tiveram o que ambos definiram como uma “boa conversa”. E, pelo visto, nada além disso! Em março, o partido define a nova direção. A possibilidade de o desfecho ser ruim para o grupo do prefeito é imensa — e ele […]

Por Reinaldo Azevedo Atualizado em 31 jul 2020, 12h52 - Publicado em 11 fev 2011, 16h41

ACM Neto (BA), líder do DEM na Câmara, esteve ontem com o prefeito Gilberto Kassab. Tiveram o que ambos definiram como uma “boa conversa”. E, pelo visto, nada além disso! Em março, o partido define a nova direção. A possibilidade de o desfecho ser ruim para o grupo do prefeito é imensa — e ele só teria chances de permanecer no DEM se a turma de Rodrigo Maia fosse derrotada, o que é o menos provável.

Não é segredo para ninguém que PMDB e PSB cortejam o prefeito. A mudança de legenda traz embutido o risco da perda de mandato. Kassab tem um argumento forte a seu favor: foi vítima de uma ata fraudada, que lhe tirou poderes que haviam sido conferidos por instância superior do partido. Caracteriza perseguição, e dificilmente o TSE deixaria de considerar a questão. Mas há um problema: seria difícil levar outras pessoas com mandato, que correriam risco.

Se deixar o DEM, o provável é que Kassab decida mesmo fundar um novo partido, levando uma boa fatia da legenda — nesse caso, existe brecha legal —, o que deixaria o Democratas perto da inanição. É a escolha dos que decidiram radicalizar e transformar o partido em mero satélite de uma pré-candidatura à Presidência — no caso, a de Aécio Neves (PSDB), que atuou para garantir a liderança a ACM Neto, do grupo de Maia.

Que tamanho teria esse partido e qual seria o seu alcance? Difícil saber agora. Uma vez criado, viraria candidato à fusão com alguma outra legenda. Uma coisa é certa: caso o grupo de Maia vença a parada, a chance de kassab permanecer é inferior a zero.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.