Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Reinaldo Azevedo

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura
Continua após publicidade

Déficit da Previdência não preocupa, diz Lula

Por Clóvis Rossi e Sheila D’Amorim, na Folha deste sábado:O presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou ontem no Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça, que não tem preocupação com o déficit do sistema previdenciário brasileiro.Já sobre a taxa de juros, ao ser provocado por um empresário mexicano após sua apresentação, o presidente disse […]

Por Reinaldo Azevedo Atualizado em 6 jun 2024, 08h22 - Publicado em 27 jan 2007, 08h37
Por Clóvis Rossi e Sheila D’Amorim, na Folha deste sábado:
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou ontem no Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça, que não tem preocupação com o déficit do sistema previdenciário brasileiro.Já sobre a taxa de juros, ao ser provocado por um empresário mexicano após sua apresentação, o presidente disse que ela não cairá num “passe de mágica” e que é preciso “criar sustentabilidade, confiança política e do mercado para que se possa, de forma dinâmica, reduzir a taxa de juros”.Segundo Lula, o rombo da Previdência -que em 2006 somou R$ 42 bilhões- é fruto de uma escolha do país que optou por fazer uma política social com a Constituição de 1988 e incluiu como beneficiários da Previdência milhares de agricultores, idosos e portadores de deficiência que não contribuíam para o sistema.”Isso é política social para ajudar as pessoas mais pobres do país. Se não fizéssemos isso, estavam dormindo na sarjeta”, afirmou. Na defesa que fez para rebater insinuação de empresários de que o rombo do INSS é um obstáculo ao crescimento, Lula chegou a dizer que não há porque o país reclamar disso.”Tenho dito que [o déficit] não é da Previdência Social. É porque nós brasileiros resolvemos fazer a mais forte política social que o país já fez. Isso é um gasto que o Brasil tem que assumir com os seus pobres. Não vejo nenhum problema.” Nas contas do presidente, fora isso, “se pegar os trabalhadores que contribuem e recebem [benefícios], não há déficit”.
Assinante lê mais aqui

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.