Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Imagem Blog

Reinaldo Azevedo

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura
Continua após publicidade

Datafolha-SP: Marta e Erundina têm o que comemorar; se candidato, Russomanno ainda venceria; Haddad apanha de todos

Candidato do PRB venceria todos as simulações de segundo turno; sem ele, a peemedebista bate todos os possíveis adversários

Por Reinaldo Azevedo Atualizado em 4 jun 2024, 22h30 - Publicado em 15 jul 2016, 05h00

A Folha publica nesta sexta publica pesquisa Datafolha para a Prefeitura de São Paulo. Fernando Haddad (PT), o prefeito que proibiu a Fiesp de exibir a bandeira nacional, tem índices compatíveis com a qualidade de sua administração e com a clarividência de suas decisões. Já chego lá. Vamos primeiro aos números. A pesquisa traz dados algo surpreendentes. Os gráficos deste post foram publicados pela versão impressa da Folha.

Prefeitura de SP 1

Celso Russomanno (PRB) lidera a disputa no primeiro turno, com 25%. Em segundo lugar, está Marta Suplicy (PMDB), com 16%, seguida por Luiza Erundina (PSOL), com 10%. O atual prefeito vem em quarto lugar, com apenas 8%. O tucano João Doria marca 6%, e Marco Feliciano, do PSC, 4%. Andrea Matarazzo (PSD) fica com 3%.

Prefeitura de SP 2

Acontece que o Supremo pode acabar com o sonho de Russomanno. Ele já foi condenado pela Justiça Federal do DF por peculato. Se o STF confirmar a sentença, ele se torna inelegível. Caso fique fora da disputa, Marta assume a liderança do primeiro turno, com 21%, seguida por Erundina (13%), Haddad (11%), Doria (7%) e Feliciano e Matarazzo, ambos com 5%.

Ah, sim! Haddad, o homem que quer censurar a bandeira nacional, também é campeão de rejeição: 45% não votariam nele. Na sequência, nesse quesito, vêm Feliciano (32%) e Marta (31%). A margem de erro é de três pontos para mais ou para menos.

Continua após a publicidade

Sabem quantos acham a gestão petista boa ou ótima? Só 14%. Para 48%, é ruim ou péssima. E 35% dizem que ela é regular. Acho uma avaliação generosa…

Segundo turno

Perefeitura de SP 3
O Datafolha fez 10 simulações de segundo turno. Caso seja candidato e se o confronto ocorresse hoje, Russomanno venceria todos os embates: 58% a 18% contra Doria; 58% a 19% contra Haddad; 54% a 29% contra Erundina e 48% a 31% contra Marta.

Exceção feita a Russomanno, a candidata do PMDB, por sua vez, bateria todos os adversários testados: 48% a 24% contra Doria; 44% a 24% contra Haddad e 39% a 33% contra Erundina. Esta, por sua vez, venceria o candidato do PSDB por 44% a 24% e o prefeito por 42% a 25%. Embora na margem de erro, Doria, muito provavelmente, venceria o petista por 34% a 30%.

O que temos?
O dado surpreendente da pesquisa, entendo, é o desempenho de Marta Suplicy. A chance de o Supremo manter a condenação de Russomanno é gigantesca — e a cidade saberá ser grata caso se faça justiça. Notem que, nesse caso, a ex-prefeita lidera o primeiro turno e bate todos os possíveis adversários no segundo.

Continua após a publicidade

Luiza Erundina também aparece bem nesse levantamento. Ela, afinal, é maior do que o nanico PSOL. É visível que se beneficia da onda de descrédito que atinge os políticos. Ainda que tenha se ligado ao radicalismo doidivanas, irresponsável e, com alguma frequência, inescrupuloso do PSOL, Erundina tem fama de honesta e gosta de falar como uma espécie de reserva moral. Nas simulações, bateria Doria e Haddad.

O único que não vence ninguém é mesmo o prefeito, esse cruzamento malsucedido de Lênin com Jânio Quadros — ficando claro, desde sempre, que inexiste um que pudesse ser bem- sucedido.

No começo
É claro que tudo está apenas no começo. É pouco provável que o candidato tucano, João Doria, conserve o índice atual. O PSDB costura uma ampla aliança na cidade. Mesmo que Russomanno se mantenha na disputa, já ficou claro que ele pode ser bom de saída, mas tende a se complicar no percurso e na chegada.

A pesquisa de agora serve apenas para apontar quem está conseguindo se estabelecer, dados os atuais fatores da política. Nessa rodada, Marta e Erundina têm o que comemorar.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.