Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Reinaldo Azevedo

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura
Continua após publicidade

Cuidado com a desmoralização, DEM! Ou acaba sendo comido pelo Lobão e pelo Lobinho

Leia trecho de uma reportagem de VEJA desta semana: Há dois anos, Maria Lúcia Martins, a doméstica, tomou um susto quando foi intimada a prestar esclarecimentos sobre sua vida empresarial. Só a bancos, a empresa dela devia 5,5 milhões de reais. Ela se viu confrontada com extratos de suas contas que revelavam uma intensa e […]

Por Reinaldo Azevedo Atualizado em 31 jul 2020, 19h58 - Publicado em 16 jan 2008, 18h42
Leia trecho de uma reportagem de VEJA desta semana:

Há dois anos, Maria Lúcia Martins, a doméstica, tomou um susto quando foi intimada a prestar esclarecimentos sobre sua vida empresarial. Só a bancos, a empresa dela devia 5,5 milhões de reais. Ela se viu confrontada com extratos de suas contas que revelavam uma intensa e milionária movimentação bancária. Tudo em seu nome. Suas declarações de renda também confirmavam que, embora endividada, ela era uma empresária atuante. “Fiquei muito assustada, moço”, disse a VEJA Maria Lúcia, uma cearense de 40 anos, que trabalha em São Luís, no Maranhão. “Só depois é que fui entender que o negócio não era comigo.” Não era mesmo. Maria Lúcia ganha 380 reais por mês, não tem conta bancária e nunca declarou imposto de renda. As investigações feitas pela Receita mostraram que ela foi usada para ocultar uma série de transações irregulares feitas pelos verdadeiros donos da empresa, entre eles o futuro senador Edison Lobão Filho – que desde então é investigado por sonegação fiscal, falsidade ideológica, lavagem de dinheiro e estelionato.

Agora Leia o que está na Folha On Line. Volto em seguida:

O empresário e suplente de senador Edison Lobão Filho (DEM-MA) prometeu que apresentará nos próximos dias documentos que provam sua inocência. Com isso, o DEM decidiu aguardar sua defesa para decidir sobre uma possível expulsão do partido. Lobão Filho telefonou nesta quarta-feira para o presidente nacional do DEM, deputado Rodrigo Maia (RJ), e prometeu que, assim que retornar do exterior, apresentará os documentos. “Ele está muito indignado e disse que há uma perseguição [contra ele]. Para o partido, o que importa são os documentos que ele disse que comprovam sua inocência. Vamos dar a ele o direito de defesa e vamos aguardá-lo”, afirmou Maia.

Para os democratas, a hipótese de expulsão de Lobão Filho por ora está suspensa. O presidente do DEM disse que vai esperar que o empresário retorne do exterior para analisar os documentos. “Não podemos pré-julgar. Vamos analisar os documentos e conversar”, disse Maia. Ontem, a senadora Kátia Abreu (DEM-TO) disse que Lobão Filho seria cobrado pelo comando do partido. “O DEM não permitirá que nenhuma mancha comprometa o partido. Se não der explicações, será convidado a se retirar do partido”, disse. Lobão Filho é suplente do senador Edison Lobão (PMDB-MA), que hoje deve ter a nomeação para o cargo de ministro de Minas e Energia confirmada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O peemedebista e Lula conversam no final da tarde.

Continua após a publicidade

Voltei
Quanto vale ao DEM uma cadeira no Senado? Vale a própria desmoralização? Vamos ver. Os documentos serão convincentes? É bom que o deputado Rodrigo Maia saiba que a mínima sombra sobre a conduta do sr. “Lobinho” vale por uma sombra inteira. O DEM tem seguido um trajetória reta e firme nestes tempos. Corre o risco de fazer uma grande bobagem abrigando uma figura que, para dizer pouco, é polêmica. Sem contar que ele não será propriamente da bancada do DEM, mas da bancada do Lobão pai — vale dizer: de José Sarney.

Lembrem-se da história. PSDB e DEM (então PFL) queimaram bastante o seu filme junto ao eleitorado quando se negaram a punir, respectivamente, o senador Eduardo Azeredo e o então deputado Roberto Brant, ambos de Minas, flagrados no valerioduto mineiro. O PFL-DEM acertou quando decidiu ter consistência, ainda que sob a pena de ser menor. Tudo o que os petistas querem é demonstrar que “todos são iguais”. Ademais, Lobão passou a ser um problema de Lula. Que fique também com o Lobinho.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.