CPI da Petrobrás 3 – Lula e o discurso indecoroso
Por Marcelo Ninio, na Folha:O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sugeriu que por trás da instauração de uma Comissão Parlamentar de Inquérito sobre a Petrobras podem estar uma tentativa de desviar o foco de denúncias no Senado ou interesses eleitorais “menores”.Em entrevista coletiva em Riad, na Arábia Saudita, Lula voltou a criticar os senadores […]
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sugeriu que por trás da instauração de uma Comissão Parlamentar de Inquérito sobre a Petrobras podem estar uma tentativa de desviar o foco de denúncias no Senado ou interesses eleitorais “menores”.
Em entrevista coletiva em Riad, na Arábia Saudita, Lula voltou a criticar os senadores que apoiaram a CPI criada, na sexta, para investigar supostas irregularidades cometidas pela Petrobras e pela ANP (Agência Nacional do Petróleo).
“Eu não sei o que está por trás disso. Talvez alguns dos que assinaram [o requerimento] estavam querendo tirar das suas costas todo esse debate que a imprensa está fazendo sobre o Senado. Outros, possivelmente, estejam preocupados com o processo eleitoral de 2010″, disse o presidente.
(…)
Lula lamentou que a investigação ocorra quando a indústria do petróleo vive “um momento de ouro”, no qual o governo está prestes a iniciar um debate nacional sobre o novo marco regulatório do setor.
“Eu acho que você não pode transformar uma questão político-eleitoral possivelmente menor, envolvendo a empresa mais importante que o Brasil tem”, afirmou Lula. “Se as pessoas que a assinaram não têm outra coisa para fazer, que façam. Nós vamos continuar tocando o barco.”