Copom eleva o juro em 0,75 ponto percentual: 13,75%
No Estadão On Line:O Comitê de Política Monetária (Copom) decidiu nesta quarta-feira elevar a Selic, a taxa básica de juros da economia, em 0,75 ponto porcentual. Com isso, a taxa passou para 13,75% ao ano. Com mais esta alta, a Selic já acumula uma elevação de 2,50 pontos porcentuais no ano.A alta dos juros é […]
O Comitê de Política Monetária (Copom) decidiu nesta quarta-feira elevar a Selic, a taxa básica de juros da economia, em 0,75 ponto porcentual. Com isso, a taxa passou para 13,75% ao ano. Com mais esta alta, a Selic já acumula uma elevação de 2,50 pontos porcentuais no ano.
A alta dos juros é a ferramenta usado pelo Banco Central (BC) para conter o consumo e, com isso, reduzir a pressão de alta sobre a inflação. O objetivo é deixar a variação da inflação dentro da meta estabelecida pela equipe econômica – 4,5%, com possibilidade de variação de dois pontos porcentuais para mais ou para menos.
O Índice de Preços ao Consumidor (IPCA) – usado como referência para a meta de inflação – está bem próximo do teto da meta no acumulado em 12 meses, em 6,17%. A alta do dólar nos últimos dias tem deixado o governo em alerta, já que o preço das importações sobe e pressiona para cima os índices de preços. Por outro lado, o preço das commodities está em queda e isso tem impacto inverso sobre a inflação. Ou seja, reduz a pressão de alta sobre a inflação.