Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Reinaldo Azevedo

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura
Continua após publicidade

Comissão ouvirá ministro e diretores da Abin e PF sobre grampo

No Estadão:A Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência do Senado ouvirá nesta quarta-feira, 17, às 10 horas, o ministro chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, general Jorge Armando Félix, o ex-diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) Paulo Lacerda e o diretor-geral do Departamento de Polícia Federal, Luiz Fernando […]

Por Reinaldo Azevedo Atualizado em 31 jul 2020, 18h58 - Publicado em 15 set 2008, 21h42
No Estadão:
A Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência do Senado ouvirá nesta quarta-feira, 17, às 10 horas, o ministro chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, general Jorge Armando Félix, o ex-diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) Paulo Lacerda e o diretor-geral do Departamento de Polícia Federal, Luiz Fernando Corrêa. Ainda sobre a denúncia dos grampos no Supremo Tribunal Federal (STF), a CPI do Grampos ouvirá também nesta quarta o ministro da Defesa, Nelson Jobim. Ele será questionado sobre equipamento de escutas que a Abin teria comprado.
Lacerda, Félix e Corrêa já foram ouvidos pela comissão. A nova convocação partiu de um pedido do senador Heráclito Fortes (DEM-PI). Segundo ele, houve contradições entre o último depoimento dos três à comissão do Senado e aquele prestado à CPI dos Grampos na Câmara.
A comissão também ouvirá o ex-agente aposentado do extinto Serviço Nacional de Informações (SNI) Francisco Ambrósio do Nascimento. Ambrósio é apontado como suspeito nas escutas ilegais no STF. O ex-agente entrou com dois pedidos de habeas-corpus preventivo no Supremo, cujo objetivo é livra-lo do risco de ser preso durante os depoimentos que deverá prestar a essas comissões. Os dois pedidos devem ser julgados até terça-feira.
Nascimento pede ao STF que lhe seja concedido um salvo conduto para que ele não seja obrigado a assinar um termo de compromisso; para que possa ficar em silêncio se julgar melhor; para que possa exercer o direito de não se auto-incriminar; para que possa ter assessoria de seus advogados e comunicar com eles durante seu depoimento; para que possa tirar cópias do procedimento investigatório antes do depoimentos às CPIs.
O ex-agente é apontado como suposto autor dos grampos ilegais contra o presidente do STF, ministro Gilmar Mendes. Ele integrou a equipe montada pelo delegado da Polícia Federal Protógenes Queiroz para as investigações da Operação Satiagraha.
Depois de ver rejeitado pelo STF pedido de acesso às investigações das operações Chacal e Satiagraha, a CPI do Grampo pretende encaminhar à Justiça Federal questões específicas, não protegidas pelo sigilo. O objetivo, segundo parlamentares, não é pedir o conteúdo integral das informações das operações, mas algumas questões.

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.