PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Imagem Blog

Reinaldo Azevedo

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura

Capitalista faz pipi na cama e atrai bicho-papão

Ah, sim, a petralhada está indagando por que defendo tanto as empreiteiras no caso do acidente do Metrô de São Paulo. Eu? Vejam só: conheço banqueiros, donos de emissora de TV, industriais, fazendeiros… Ocorre-me que falta um empreiteiro na minha lista. Os banqueiros que conheço não batem carteira. Os donos de emissora não fazem lavagem […]

Por Reinaldo Azevedo Atualizado em 31 jul 2020, 22h44 - Publicado em 30 jan 2007, 06h56
Ah, sim, a petralhada está indagando por que defendo tanto as empreiteiras no caso do acidente do Metrô de São Paulo. Eu? Vejam só: conheço banqueiros, donos de emissora de TV, industriais, fazendeiros… Ocorre-me que falta um empreiteiro na minha lista. Os banqueiros que conheço não batem carteira. Os donos de emissora não fazem lavagem cerebral. Os industriais não arrancam dedos de trabalhadores. Os fazendeiros não matam sem-terra. Quando eu conhecer um empreiteiro, talvez descubra que ele não tenha por passatempo soterrar pessoas. Claro, todos eles são capitalistas, vocês sabem… Essa gente não é de confiança e está sempre em busca do lucro, o que é uma coisa muito feia, que costuma envergonhar os brasileiros.
Desde que li Monteiro Lobato, indigna-me profundamente essa mania que Dona Zelite tem de querer estragar a nossa poesia cabocla. No Brasil, quem tem lucro deveria fazer pipi na cama e ser assombrado pelo bicho-papão.
Eu não defendo ninguém. Eu defendo que se aguarde o relatório do IPT, um dos órgãos com competência técnica para apresentar o laudo. Só por hipótese: digamos que ele não endosse o relatório da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) — ver nota de ontem. E aí? É claro que uma sombra de suspeição vai cobrir o documento.
Querem saber? Parece que estamos num campeonato: quanto mais apressadinho e irresponsável for quem acusa, melhor – mais credibilidade tem. Quem sabe isso tudo termine num ritual de purificação: a gente sai às ruas, ateia fogo às vestes e liquida de vez o capitalismo cúpido, que tanta infelicidade nos traz, feito aquele exército suicida que foi protestar contra a crucificação de Brian, no filme A Vida de Brian, do Monty Python.
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.