Bush conclama estados árabes a enfrentarem o Irã
No Estadão, da AP:O presidente americano, George W. Bush, elevou ontem o tom da disputa com o Irã e conclamou os Estados árabes a unirem-se para enfrentar a ameaça “antes que seja tarde demais”. Durante discurso em Abu Dabi – escala de seu giro de oito dias pelo Oriente Médio -, Bush reiterou que o […]
No Estadão, da AP:
O presidente americano, George W. Bush, elevou ontem o tom da disputa com o Irã e conclamou os Estados árabes a unirem-se para enfrentar a ameaça “antes que seja tarde demais”. Durante discurso em Abu Dabi – escala de seu giro de oito dias pelo Oriente Médio -, Bush reiterou que o Irã é hoje “a maior ameaça à segurança mundial”.
Ele apresentou uma longa lista de acusações contra Teerã, incluindo a de que financia ações terroristas pelo mundo, ameaça a estabilidade no Líbano, envia armas para para o grupo radical Taleban, no Afeganistão, intimida os países vizinhos e desafia a ONU ao recusar-se a dar informações sobre seu programa nuclear (veja box). “O Irã é o principal patrocinador do terror”, acusou Bush.
A tensão entre os EUA e o Irã voltou a crescer após o incidente, no dia 6, entre lanchas da guarda costeira iraniana e navios militares americanos no Estreito de Ormuz. Os EUA afirmam que as embarcações do Irã aproximaram-se de seus navios de forma ameaçadora, acusação rejeitada por Teerã.
Assinante lê mais aqui