Brasil será afetado por redução do gás da Bolívia em 48 horas, diz embaixador
Na Folha Online:A redução do fornecimento de gás da Bolívia para o Brasil só deverá ser sentida em 48 horas, afirmou o embaixador do Brasil na Bolívia, Frederico Araújo, em entrevista nesta quarta-feira à Agência Brasil.De acordo com o embaixador, como o gasoduto está compressado (com gás estocado no interior do gasoduto), a diminuição do […]
A redução do fornecimento de gás da Bolívia para o Brasil só deverá ser sentida em 48 horas, afirmou o embaixador do Brasil na Bolívia, Frederico Araújo, em entrevista nesta quarta-feira à Agência Brasil.
De acordo com o embaixador, como o gasoduto está compressado (com gás estocado no interior do gasoduto), a diminuição do fornecimento só será sentida em dois dias.
Frederico Araújo disse que não sabe quando o abastecimento será normalizado, mas foi informado pelas autoridades bolivianas que os técnicos da Yacimientos Petroliferos Fiscales Bolivianos (YPFB), estatal de petróleo do país, já estão trabalhando para recuperar a válvula danificada.
“Danificaram apenas uma válvula, não explodiram o gasoduto como está sendo noticiado”, disse. O embaixador informou ainda que o gasoduto que leva o gás para a Argentina também sofreu um atentado, o que provocou outra redução no fornecimento do combustível para aquele país.
Segundo Frederico Araújo, a ação ocorreu numa região conhecida como Vuelta Grande, e medidas também já estão sendo adotadas para normalizar o funcionamento do gasoduto.
Reunião Brasil-Bolívia
Na saída do encontro, Arce informou apenas que na manhã de amanhã (11) a Embaixada da Bolívia concederá uma entrevista para falar sobre a crise enfrentada pelo país com a radicalização das ações da oposição.
Questionado sobre como o Brasil poderia ajudar a Bolívia, Arce respondeu: “Creio que é um problema interno que vamos resolver”. A reunião tinha sido previamente agendada, mas diante dos acontecimentos recentes na Bolívia, que provocaram a redução do fornecimento de gás para o Brasil, o assunto entrou na pauta do encontro.
Segundo o Planalto, Marco Aurélio Garcia tem mantido o presidente Lula informado sobre os fatos na Bolívia. Lula está em Manaus cumprindo uma agenda de visita à capital amazonense.