Bloco três – O show de Alckmin continua. E isso não é torcida. Os petistas devem estar em pânIco
De novo, vai sem revisão. O show continua com Alckmin. E isso não é torcida. Lula e o PT certamente foram surpreendidos pelo tom do ex-governador. Implacável e impecável até aqui. Lula pergunta para AlckminLula – Quando Alckmin decidiu apresentar o choque de gestão, veio o apagão na segurança. Como é a questão da segurança […]
Lula – Quando Alckmin decidiu apresentar o choque de gestão, veio o apagão na segurança. Como é a questão da segurança pública com o PCC?
Alckmin – “Lula se omite, se esconde, não enfrenta o problema”. Diz que tirou da rua 70 mil bandidos. É verdade. Os homicídios caíram pela metade. É verdade. Diz que fez 70 presídios, Lula, um. Também é verdade. SP é o 22º Estado em crimes violentos. É verdade também. Lula liberou 9% da verba para o Fundo de Segurança. Evoca o testemunho de quem mora em capitais de outras reg~iões: “Existe ou não violência?”. Diz que ele, se presidente, não vai se omitir.
Lula – “Vc acha que alguém acredita, Aclkmin?” Lula diz que vai ler um dado. Diz que Alckmin cortou dinheiro da Inteligência da polícia.
Alckmin – “O candidato Lula não sabe que SP investiu R$ 10 bilhões em segurança pública.” Diz que, quando Lula não tinha onde pôr Fernandinho Beira-Mar, pediu ajuda a ele, Alckmin. Mais uma verdade. Lembra que fez 70 presídios, e o governo federal, um só.
Alckmin pergunta a LulaAlckmin – Política externa foi um fracasso. Lista desastres, incluindo o caso boliviano, a expropriação da Petrobras. Lembra que Lula reconheceu a China como economia de mercado, o que é desastroso para o Brasil. Por que Lula não defende os interesses do Brasil?Lula – “Minha mãe dizia ‘cada macaco no seu galho’”. ???????????? Lista as suas supostas conquistas na política externa e confunde crescimento do comércio exterior com qualidade da política externa. Diz que vai conversar com Evo Morales porque aquele povo passa muita necessidade.Alckmin – Por trás desse palavrório, há um presidente fraco. Lembra que o Exército boliviano invadiu a Petrobras. O Brasil foi submisso a um país que não respeita contrato. O presidente da Bolívia protege a Bolívia; o da China, a China. O presidente do Brasil tem de proteger o Brasil.Lula – É difícil discutir com alguém que pensa que estamos na Guerra Fria. Diz que Alckmin talvez não saiba que há superávit com a China. Diz que o Brasil tem responsabilidade com os outros países. “Se Bush tivesse a responsabilidade que eu tenho, não teria a guerra do Iraque”. Surtou!!!
Lula pergunta a Alckmin
Lula – Diz que o vice de Lula, José Jorge, cuidou do apagão do governo FHC. Qual a proposta de Alckmin para a questão energética?
Alckmin – Como o Brasil não cresceu, não há crise de energia. Estamos na iminência de um apagão por falta de investimento. Lula enfraqueceu as agências reguladoras. Sua meta é gerar 16 mil megawatts em energia em quatro anos.
Lula – Parece que o Alckmin não estudou bem o assunto. Diz que o governo produziu 13 mil megawatts de energia. Fala do Biodiesel, do H-bio…
Alckmin – Quatro anos, e Lula não conseguiu licitar duas hidrelétricas. Não citou uma hidrelétrica que ele tenha começado. Vai haver problema em 2009 por causa da inoperância do governo. Diz que vai investir em geração de energia: termelétricas, biomassa…
Alckmin pergunta a Lula
Alckmin – Lula ficou três anos sem investir em estradas. No último ano, fez operação tapa-buraco sem concorrência. Como se explica?
Lula – Diz que está restaurando 26 mil quilômetros de estradas e que o governo federal enviou recursos aos Estados, mas os governadores preferiram pagar 13º a fazer estradas. Lembra a reforma dos aeroportos. Diz que o PSDB não resolveu um só gargalo [de infra-estrutura] no país. Segundo ele, o PSDB pensava pequeno. Afirma que ele quer o Brasil exportando para o mundo. Governar o Brasil exige mais visão do Brasil.
Alckmin – Lula não sabe da realidade. Gosta de andar de Aerolula. Gastou em avião, gerando emprego lá fora. Diz que governo não tem planejamento. “Interessante: ele sabe tudo do governo FHC, mas nada do seu governo”, ironiza o trucano.
Lula – “Fui candidato de oposição três vezes e compreende a necessidade do Alckmin de criticar o governo”. Diz que é como o Corinthians elogiar o Palmeiras, e o contrário. O Brasil melhorou. “Reconheça isso, Alckmin”.