Bloco quatro – Se Alckmin melhorar, vai ficar pior… Lula está num péssimo dia
Avaliação – Huuummm… Se o Alckmin melhorar, eu dou um murro na mesa. Porque aí estraga. Querem apostar? Haverá quem aconselhe Lula a não participar mais de debates. Ou vão querer mudar de tal maneira as regras, que o debate se torne impossível. O desempenho do tucano é impecável. Os próprios petistas devem saber que […]
Franklin Martins pergunta a LulaFranklin – Lembra que Lula nunca sabe de nada (mensalão, dossiê). “O sr. não deveria saber das coisas? O que garante que não será surpreendido por novos escândalos se for reeleito”?Lula – Quer ser reeleito para que, quando houver o porblema, poder punir. Diz que perdeu companheiro de muito tempo. Volta a uma frase-chavão: “A lógica na ética não é saber antes, mas punir quando acontece”. E ele garantiu a autonomia da PF, do MP… Diz que não escolheu um engavetador para o Ministério Público. Se companheiros erraram, terão de pagar. Nenhum presidente, nenhum pai de família, sabe de tudo.Alckmin comenta – Lula, sempre arrogante, quando chega em questão importante, não responde. O mensalão foi feito no terceiro andar do Palácio do Planalto. Lembra que R$ 11 milhões da Secom desapareceram. Onde foi parar o dinheiro?Réplica de Lula – “É muito engraçado o comportamento de Alckmin”. Não diz por quê. Perdeu-se. Voltou ao tema do PCC. Diz que sai do debate até um pouco triste e que Alckmin amesquinhou a questão da compra do avião.
Fernando Vieira de Mello para Alckmin – Lembra que Champinha, assassino aos 16 anos, vai ser solto. É a favor de reduzir a maioridade penal?
Alckmin – Diz ser contra a redução, mas apresentou proposta para mudar o ECA: ampliar o prazo de três anos de internação para adolescentes que cometeram crimes graves. Também propôs que um adolescente internado, ao fazer 18 anos, vá para um presídio, numa ala separada. Lembra que Lula piorou a lei para pôr bandido em RDD. Vai trabalhar para aperfeiçoar o ECA.
Lula comenta – Quando se trata se segurança pública, cada um fala o que quer. O problema da segurança envolve a família, a sociedade e todo mundo. Não diz respeito ao presidente, ao governador (ué, ele não disse que Alckmin era responsável pelo PCC???).
Réplica de Alckmin – Dá para melhorar o ECA. Diz que a impunidade é a mãe dos conflitos e diz que vai mudar a Lei de Execução Penais. E fala do avião. “É pelo dedo (ops!) que se conhece o gigante”. Diz que vai vender o avião e fazer quatro hospitais.
José Paulo de Andrade pergunta a Lula – O que Lula, se reeleito, pretende fazer para resgatar valores como trabalho, honestidade, ética, princípios?
Lula – Começa a falar do Aerolula. Diz que é sandice vender o avião. Agora vai responder a pergunta. O problema é a “desagregação da estrutura (sic) da sociedade brasileira”. “Ou se começa a trabalhar a cabeça das pessoas na escola ou…” O raciocínio se perde e fala de crime de campanha, crime de sonegação e pede a ajuda dos meios de comunicação. Não entendi nada. Acho que nem ele.
Alckmin – Diz que ele e Lula são bem diferentes. Diz que SP tinha dois aviões, e ele vendeu os dois. Tinha dois helicópteros, e ele doou um para a Polícia. Governo federal já tinha quatro aviões e comprou mais um: de luxo. Diz que o exemplo vem de cima. Qual é autoridade moral do Lula para falar em ética?
Lula – Tem a autoridade moral de quem sabe que 60% dos prefeitos dos sanguessugas eram do PFL e do PSDB. É mentira. Diz que todos os crimes de quadrilha descobertos pela PF começaram em governos passados.
Joelmir Betting pergunta a Alckmin – Diz que os juros derivam da rolagem da dívida pública. Não vai dar para reduzir os juros sem cortar gastos. Onde? Como? Quando?
Alckmin – Por que o Brasil não sai de lugar? Por que cresce um terço dos emergentes? O governo Lula, do PT, é tartaruga. Os emergentes vão crescer 7,1%; o Brasil não chega a 3%. Porque a política fiscal é ruim. Lula já disse que não vai cortar gastos. Não sabe nem comprar com dinheiro público. Gastou mais com propaganda do que em saneamento. A política fiscal será séria.
Lula – “De gastos em publicidade, Alckmin pode falar. É só investigar a Nossa Caixa”. Não há mais espaço para cortar gastos. Fala das conquistas. Lembra que “as exportações dobrou (sic)”. Diz que o Brasil vai crescer 5%.
Alckmin – Quem é especialista em bravata é o PT. Usa a mesma política de antes, em situação diferente. A política monetária do Brasil está errada. É o risco Lula, o risco PT, porque falta credibilidade. Acusa o erro da política cambial, que leva à desindustrialização.