Bloco dois – Lula está sendo esmagado
Vai sem releitura. Depois corrijo. Alckmin está com um desempenho impressionante. Um debate como esse, em horário nobre, na Globo, poderia ter efeito devastador para Lula. A única chance, agora, é o jornalismo da Band salvar Lula. Sozinho, ele vai para o brejo. E não é que Alckmin resolveu nos escutar, hehe? Lula pergunta a […]
Lula pergunta a AlckminPor que Alckmin engavetou 69 CPIs?Alckmin – volta ao bloco anterior e diz que não precisa torturar ninguém para saber a verdade. Basta perguntar ao PT, “aos seus amigos”, a origem do dinheiro. Alckmin diz que Lula ignora como funciona a Assembléia Legislativa.Lula – Afirma que Alckmin não disse por que não aceitou as CPIs. Admite que não pôs dinheiro no Rodoanel, conforme denunciou Alckmin. Diz que não teve tempo de decorar perguntas, por isso fica lendo. Diz que Alckmin deve ter feito psicodrama para fazer o debate.Alckmin – Diz que a primeira diferença entre ambos é de caráter. Diz que não se omite e não joga as coisas nas costas dos amigos. Diz que, em SP, ele fez 19 hospitais.
Alckmin pergunta para Lula
Alckmin – Nunca antes na história do Brasil houve 5 ministros indiciados: Dirceu, Gushiken (continua no governo), Humberto Costa, Palocci, Anderson Adauto. “E o presidente não sabia de nada?
Lula – O estranho não é ter ministro envolvido, mas é haver gente punida. Os ministros cometeram erros. Disse que cortou na carne. E afirma que o PSDB não puniu ninguém. Diz que Covas era de caráter, tão de caráter, que impediu o apoio do PSDB a Collor. Diz que quer debater propostas. Tamara que Alckmin lembre que Collor, hoje, apóia Lula e que o petista disse que o senador eleito de Alagoas e presidente impichado tem uma grande colaboração a dar ao Brasil. Alckmin também podia lembrar que o PT propôs bater nos tucanos na rua e nas urnas quando Covas era governador. E que o agrediu na rua.
Alckmin – Diz que Lula não respondeu. Não disse se sabia ou não sabia. Não fala a verdade. Os ministros não foram demitidos. Foram derrubados. O governo é violento no caso do Francenildo. Violento com o pequeno, mas mansinho com os crimes graves.
Lula – Diz que quer descobrir a quadrilha que arquitetou a dossiê. Faz de conta que não foi no governo dele. Diz que a padridão começou com a compra de votos no governo FHC.
Lula pergunta para AlckminLula – Afirma que decorou a pergunta. Diz que 6 milhões de pessoas saíram da miséria. Lula disse que não ia ler, mas está lendo. Diz que o renda-cidadã de Alckmin atende só 170 famílias. Ops! Leu errado. Atende a 170 mil. Alckmin deve desmoralizá-lo. Pergunta se Alckmin tem alguma política para o Bolsa Família.Alckmin – Diz que Lula está mal informado. O renda-cidadão atende 170 mil famílias. Lembra outros programas sociais. Diz que privatização foi leilão público. É diferente de dólar na cueca, dólar em hotel, mala de dinheiro. São Paulo cresceu mais que o Brasil. Alckmin está com a macaca, hehe.Lula – Diz que, em 12 anos, só 170 mil famílias num programa social? Segundo ele, Tanto faz se é 170 ou 170 mil (???). Quais são as políticas sociais concretas para o povo?, quer saber.Alckmin – Leviandade é omitir que foi o governo FH que criou o Bolsa Escola, Bolsa Alimentação, o vale-gás, o PET. Lula mudou o nome dos programas e eliminou as contrapartidas. Conseqüência: aumentou a evasão escolar, o trabalho infantil. Afirma que Lula conta uma mentira política ao dizer que ele, Alckmin, vai acabar com o Bolsa-Família.
Alckmin pergunta para Lula
Alckmin – Quanto o governo gastou para reaparelhar o Exército, com inclusão digital e Sistema Único de Segurança?
Lula – Foge da resposta. Fala de Pronaf, do crédito. “A verdade é que o país deu um salto excepcional” Fala do biodiesel. Elogia o Estatuto do Idoso. Tomara que Alckmin lembre o que Berzoniev fez com os velhinhos.
Alckmin – O governo Lula gastou R$ 700 milhões em viagens e diárias. E investiu só R$ 700 mil para reaparelhar as Forças Armadas. Ineficiência, desperdício. Não vai permitir o aparelhamento do Estado. Pergunbta se Lula abre o sigilo dos gastos do cartão de crédito corporativo da Presidência.
Lula – Dedo em riste. Diz para Alckmin não ser leviano. “Essa bravata sua não vai convencer ninguém”. Lula perde a calma. Diz que a única coisa boa que FHC fez foi o cartão corporativo.
Lula pergunta a Alckmin
Lula – Diz que Alckmin, em suas bravatas, parece que está numa sacristia. Por que essa moralidade toda não deu resultado na Febem? Não deu para, em 12 anos, aprender a cuidar da juventude? “Se precisar de ajuda, pode pedir”.
Alckmin – “Quando convém, ele se socorre do FHC”. Na Febem, o governo trabalhou. Tanto que tem mais de 70 pequenas unidades hoje. “O candidato Lula é um bom comentarista. Ele fala como se não tivesse nada a ver com o assunto”. O dinheiro que o FHC dava para a Febem, Lula cortou. Diz que fez proposta para mudar o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente).
Lula – Diz que não existe política para a juventude no Estado de São Paulo. Fala do Projovem. Quantas universidades o PSDB fez em SP?
Alckmin – Ele não conhece o Febem. Diz que as universidades de Lula só existem no papel. Lembra os programas de papel: transnordestina, refinaria, universidades.
Alckmin pergunta a Lula
Alckmin – Lula não regulamentou a PEC 29, sobre a saúde; acabou com os mutirões da saúde, os genéricos, não fez fábrica de hemoderivados. Por que não funciona a saúde?
Lula – Lula diz que as obras não existem ainda porque ele faz planejamento. Diz que suas obras vão começar no próximo ano. “As coisas têm tempo de maturação”. Fala dos centros de saúde bucal. “Não queira que em quatro anos eu conserto (sic) o que vocês fizeram em quatro séculos”.
Alckmin – Diz que o PSDB não tem quatro séculos, hehe. E que o governo abandonou a rede de saúde do Rio. Sobre as obras citadas: levou quatro anos e não conseguiu nem licitar as obras. Fala da falta de investimento em saneamento.
Lula – Lula afirma: “Eu pensei que o governador fosse me dizer: ‘presidente Lula, obrigado’ por ter investido tanto em saneamento básico em São Paulo.’” Lula tenta a ironia. Acho que não funcionou.