Blair quer mesmo o Brasil no Conselho de Segurança? Não. Ainda bem!
Tony Blair, primeiro-ministro britânico, discursou no Fórum de Davos e defendeu um Conselho de Segurança da ONU com Alemanha, Japão, Brasil, Índia, uma nação africana, outra muçulmana… Ufa! Para os nativos da Austrália, nada? É claro que se trataria de uma estupidez se fosse a sério. Pela ordem: a China não aceita o Japão; a […]
Por Reinaldo Azevedo
Atualizado em 31 jul 2020, 22h45 - Publicado em 28 jan 2007, 20h38
Tony Blair, primeiro-ministro britânico, discursou no Fórum de Davos e defendeu um Conselho de Segurança da ONU com Alemanha, Japão, Brasil, Índia, uma nação africana, outra muçulmana… Ufa! Para os nativos da Austrália, nada? É claro que se trataria de uma estupidez se fosse a sério. Pela ordem: a China não aceita o Japão; a França não aceita a Alemanha; não existe um país que represente “os” muçulmanos… Mas depois ficou claro o que Blair queria fazer: tirar esse bando de chatos da frente. A idéia é a seguinte: todos entram como membros permanentes, mas sem direito de veto. Ah, bom, se for assim, tudo bem. Imaginem a funcionalidade de um conselho com cara de casa-da-mãe-joana. Mas Celso Amorim já pode dizer que o Brasil está chegando lá. Já escrevi isto e não abro mão de lembrar de novo: o Brasil não teve a hombridade de condenar uma milícia homicida para puxar o saco da ditadura sudanesa. Pertencer ao conselho pra quê? Para torná-lo mais injusto do que é hoje? O Brasil tem a liderança natural da América do Sul e é o principal apoiador da ditadura venezuelana. Mais do que isso: Lula chama aquela estrovenga de democracia. Falou isso de novo em Davos. O Brasil serve para isto: endossar ditaduras.
*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.
PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis CLIQUE AQUI.