PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Imagem Blog

Reinaldo Azevedo

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura

Biden rejeita “esfera de influência” russa

Na Folha, das Agências:O vice-presidente dos EUA, Joe Biden, disse ontem que o país prosseguirá com o projeto de instalar um escudo antimísseis no Leste Europeu “se ele se provar tecnologicamente sensato e eficiente” e o fará “em cooperação com os parceiros da Otan e a Rússia”.O projeto do escudo na Polônia e na República […]

Por Reinaldo Azevedo Atualizado em 5 jun 2024, 20h22 - Publicado em 8 fev 2009, 05h41
Na Folha, das Agências:
O vice-presidente dos EUA, Joe Biden, disse ontem que o país prosseguirá com o projeto de instalar um escudo antimísseis no Leste Europeu “se ele se provar tecnologicamente sensato e eficiente” e o fará “em cooperação com os parceiros da Otan e a Rússia”.
O projeto do escudo na Polônia e na República Tcheca, iniciado na gestão de George W. Bush, irritou Moscou, embora Washington garanta que o objetivo do escudo é proteger a Europa de mísseis do Irã.
Biden falou ontem na 45ª Conferência de Segurança de Munique. Na véspera, o vice-premiê russo, Serguei Ivanov, reafirmara na conferência que o país abdicará de instalar mísseis no encrave de Kaliningrado, na fronteira com a Polônia, caso os EUA voltem atrás no seu projeto antimísseis.
“Não vamos concordar com a Rússia em tudo. Os EUA não vão reconhecer a Abkhazia e a Ossétia do Sul [territórios georgianos] como Estados independentes. Não vamos reconhecer uma esfera de influência. Nossa visão é que Estados soberanos têm o direito de tomar suas próprias decisões e escolher os seus aliados”, disse Biden.
A fala de Biden foi a primeira apresentação sobre a política externa americana no exterior desde a posse de Barack Obama, no último dia 20. O vice reiterou a defesa que o presidente faz do multilateralismo.
“Acreditamos que as alianças e organizações internacionais não diminuem o poder dos EUA, mas ajudam a avançar nos valores, interesses econômicos e segurança coletivos. Então vamos nos engajar, vamos escutar, vamos consultar.”
Assinante lê mais aqui
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.