Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Reinaldo Azevedo

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura
Continua após publicidade

Base aliada trai o governo; pefelista vence Delgado em vaga para o TCU

O tiro saiu pela culatra. A base aliada havia feito uma espécie de prévia, para definir entre si, quem seria o candidato à vaga no TCU. O premiado foi o deputado Paulo Delgado (PT-MG). Em votação secreta, no entanto, o plenário da Câmara escolheu, com 172 votos, o pefelista da Bahia Aroldo Cedraz. Delgado ficou […]

Por Reinaldo Azevedo Atualizado em 31 jul 2020, 22h56 - Publicado em 6 dez 2006, 19h55
O tiro saiu pela culatra. A base aliada havia feito uma espécie de prévia, para definir entre si, quem seria o candidato à vaga no TCU. O premiado foi o deputado Paulo Delgado (PT-MG). Em votação secreta, no entanto, o plenário da Câmara escolheu, com 172 votos, o pefelista da Bahia Aroldo Cedraz. Delgado ficou com 148 votos. Também disputaram Gonzaga Motta (PSDB-CE), que obteve 50, e Ademir Camilo (PDT-MG), que ficou com 20.

O resultado é uma advertência e tanto. O PT havia “convencido” os aliados, nas prévias, a retirar seus postulantes e imposto, carinhosamente e como de costume, o nome de Delgado. Petista com sotaque oposicionista, a aprovação do seu nome era dada como certa. E o que aconteceu? Aconteceu que o presidente Lula não forma seu ministério, está completamente perdido, e seus aliados do PMDB — e, quem sabe?, até de legendas à esquerda, como PSB e PC do B — resolveram dar um recado: sem entendimento, nada feito. Ou o governo é de coalizão, mesmo!, ou é de colisão. Eles querem cargos.

Abre-se um caminho interessante na Câmara. Com algum juízo, Lula e o PT repensam a candidatura de Arlindo Chinaglia (PT-SP) à Presidência da Casa e trabalham por um nome de entendimento. O Apedeuta está dando uma de esperto: declara a sua preferência por Aldo, mas também não desestimula Chinaglia. Ocorre que, nesse tipo de jogo, o PMDB é profissional, e o PT, ainda amador.

Ouviremos lamentos de colunistas condoídos por causa do perfil técnico de Delegado e das vinculações de Cedraz com o baixo clero. Puro petismo disfarçado de rigor moral. O PT precisa aprender a negociar.


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.