Último mês: Veja por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Reinaldo Azevedo

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura
Continua após publicidade

Armação anti-Serra 2 – Petista tenta, e não consegue, arrancar declaração contra tucano

Abaixo, seguem trechos do depoimento prestado à CPMI dos Sanguessugas por Luiz Antonio Vedoin. Os parlamentares petistas tentam, a todo custo, incriminar Serra, o que é veementemente negado pelo depoente. Acompanhem: “Deputado Eduardo Valverde (PT-RO) – No Governo, o Ministro Barjas Negri, do José Serra, tinha uma pessoa similar a Penha?Vedoin – Não (…) Porque […]

Por Reinaldo Azevedo Atualizado em 31 jul 2020, 23h13 - Publicado em 15 set 2006, 03h49
Abaixo, seguem trechos do depoimento prestado à CPMI dos Sanguessugas por Luiz Antonio Vedoin. Os parlamentares petistas tentam, a todo custo, incriminar Serra, o que é veementemente negado pelo depoente. Acompanhem:

“Deputado Eduardo Valverde (PT-RO) – No Governo, o Ministro Barjas Negri, do José Serra, tinha uma pessoa similar a Penha?Vedoin – Não (…) Porque o governo Fernando Henrique sempre honrava, não com a minha interferência. Era normal o governo liberar. Não era eu que fazia o governo liberar ou eu negociava. Liberava-se normal. Então, eu tinha aquele intuito que, se o José Serra ganhasse, ele ia honrar. E não sabia que se o Sr. Lula ganhasse, haveria o cancelamento.”Explicando: Maria da Penha era uma assessora que foi plantada no Ministério da Saúde, na gestão Lula, pela Planan para atender aos pleitos da empresa. O petista Valverde dá de barato que sempre existiu alguém assim. E, malandramente, pergunta quem era a “Penha” no governo FHC. Sem rodeios, Vedoin diz que isso nunca foi necessário nna gestão tucana porque os pagamentos obedeciam os trâmites normais. E deixa claro: queria a vitória de Serra em 2002 para que os pagamentos LEGAIS continuassem a ser feitos. E lamenta que Lula os tenha suspendido. Ao suspendê-los, abriu-se a chance para cobrar propina.

Mais um trecho:Deputado Valverde – A pergunta que eu faço é a seguinte, não foi respondido se a CGU não tivesse atuado, não tivesse investigado, você acharia que iria continuar o modus operandi da empresa Planan e outras? Segunda inquirição com relação ao Deputado Siqueira Campos, Senador Siqueira Campos, qual o tipo de envolvimento se recebeu ou através diretamente ou indiretamente algum tipo de vantagem pessoal. Segundo, ex-Deputado Expedito Júnior, recebeu direto ou indiretamente algum tipo de vantagem por parte da Planan. E o Ministro José Serra na condição de candidato a Presidente da República, se recebeu algum tipo de contribuição legal da Planan.Vedoin – Siqueira Campos, nunca tive envolvimento, nunca fui no Gabinete dele, não tenho tratativa nenhuma com ele. Com o José Serra, nem legal, nem ilegal não foi passado nenhum valor para ele, ajuda de campanha. E sobre o Deputado Expedito Júnior, eu posso me reservar de ficar… Que eu vou voltar na justiça e falar sobre esse assunto.Notem que Valverde está na comissão para duas coisas: elogiar o governo — tudo teria sido descoberto pela Controladoria Geral da União (o que é mentira) — e procurar incriminar Serra — se não der, Barjas Negri serve. E não consegue.

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.