Último mês: Veja por apenas 4,00/mês

APURAÇÃO DAS ELEIÇÕES 2024

Imagem Blog

Reinaldo Azevedo

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura
Continua após publicidade

Antes de eleição, Obama escreveu carta a aiatolá

Iraniano citou correspondência em discurso; após repressão, acenos foram congelados EUA decidem reenviar um embaixador à Síria, após hiato de quatro anos, dando seguimento à política de reaproximação com região Por Sérgio Dávila, na Folha. Comento depois. Antes das eleições presidenciais do último dia 12 no Irã, o presidente Barack Obama escreveu uma carta ao […]

Por Reinaldo Azevedo Atualizado em 5 jun 2024, 21h55 - Publicado em 25 jun 2009, 06h25

Iraniano citou correspondência em discurso; após repressão, acenos foram congelados

EUA decidem reenviar um embaixador à Síria, após hiato de quatro anos, dando seguimento à política de reaproximação com região

Por Sérgio Dávila, na Folha. Comento depois.
Antes das eleições presidenciais do último dia 12 no Irã, o presidente Barack Obama escreveu uma carta ao aiatolá Ali Khamenei, autoridade máxima daquele país. A menção à comunicação aparece no discurso que o líder supremo fez na última sexta-feira e passou despercebida pela mídia ocidental, embora pelo menos um site árabe a tenha citado.
“O presidente americano disse: “Nós estávamos esperando por um dia como esse para ver as pessoas nas ruas’”, disse Khamenei, na sexta. “Algumas pessoas atribuíram esses comentários a Obama, e então eles [o governo americano] escrevem cartas para dizer “nós estamos prontos para ter conexões [com o Irã]”, “nós respeitamos a República Islâmica” e, por outro lado, fazem esses comentários. Em quem nós devemos acreditar?”
Obama negou em sua entrevista coletiva de anteontem que tenha feito tais comentários celebrando a revolta de parte da população com os resultados das eleições iranianas. “Eles traduziram errado no Irã alguns comentários que eu fiz, sugerindo que eu estou dizendo aos manifestantes que saiam e protestem mais.”
O democrata não mencionou a carta, mas sua revelação mostra que os dois líderes estão usando aparições públicas para mandar recados um ao outro. Já durante a campanha, às críticas do republicano John McCain de que Obama aceitava sentar-se para conversar com o iraniano Mahmoud Ahmadinejad sem precondições, o então candidato democrata respondia que o verdadeiro poder no Irã estava com os clérigos, e não com o presidente.
A existência da comunicação não foi negada nem confirmada pela Casa Branca. “Esse governo tem mostrado um desejo de falar com a liderança do Irã e tem procurado se comunicar com o povo iraniano de várias maneiras”, disse o porta-voz, Robert Gibbs, que se recusou a dar mais detalhes além desse: “Não houve nenhuma comunicação com funcionários do governo iraniano depois das eleições” no Irã. Aqui

Comento
Cartinha? Do presidente dos EUA para o aiatolá? Obama não me surpreende. Só isso.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.