Amazônia 3 – Pastagem soma 7,8% da área da Amazônia Legal
Por Denise Menchen, na Folha:A Amazônia Legal ganhou ontem um banco de dados que pretende servir como subsídio para a formulação de políticas públicas para a região, formada por Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e parte do Maranhão.Com nível de detalhamento inédito, o sistema mostra que as áreas modificadas pelo homem, […]
A Amazônia Legal ganhou ontem um banco de dados que pretende servir como subsídio para a formulação de políticas públicas para a região, formada por Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e parte do Maranhão.
Com nível de detalhamento inédito, o sistema mostra que as áreas modificadas pelo homem, de 748.698 km2, já correspondem a 15% do total da região -as pastagens respondem por 7,8%. Com 3.016.363 km2, a floresta ocupa 61,07% da área total.
“Essa é uma ferramenta poderosa para que se conheça um pouco mais dessa região e para orientar as políticas públicas”, diz Ricardo Braga, gerente de Recursos Naturais do IBGE, responsável pelo produto.
Segundo ele, a escala de 1:250.000, em que 1 cm no mapa corresponde a 2,5 km de território, permite uma abordagem com baixo nível de generalização.
Os dados começaram a ser coletados na década de 70 e foram revisados e atualizados através de imagens de satélites e trabalhos de campo, realizados por cerca de 20 funcionários do IBGE.